Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eventos

- Publicada em 21 de Agosto de 2022 às 16:37

Festival do Japão RS reúne admiradores da cultura em Porto Alegre

O tema escolhido para o evento foi a palavra kizuna, que significa laços e conexões entre as pessoas

O tema escolhido para o evento foi a palavra kizuna, que significa laços e conexões entre as pessoas


LUIZA PRADO/JC
Maria Eduarda Welter
Após uma semana que começou chuvosa, o tempo abriu em Porto Alegre para dar lugar a um fim de semana repleto de cultura e arte na Academia de Polícia Militar. O local foi sede do 9º Festival do Japão RS, que reuniu cerca de 30 mil pessoas nos dias 19, 20 e 21 de agosto.
Após uma semana que começou chuvosa, o tempo abriu em Porto Alegre para dar lugar a um fim de semana repleto de cultura e arte na Academia de Polícia Militar. O local foi sede do 9º Festival do Japão RS, que reuniu cerca de 30 mil pessoas nos dias 19, 20 e 21 de agosto.
A temática escolhida para esta edição foi a palavra japonesa kizuna, que significa laços e conexões entre as pessoas. O tema simboliza também a retomada às atividades presenciais do evento, após dois anos de afastamento por conta da pandemia da Covid-19.
Na tarde deste domingo (21), a fila para entrar no festival não ficou vazia em nenhum momento em que a reportagem esteve lá. Já na entrada, era possível ver a animação dos amantes da cultura japonesa e a dedicação com que muitos fizeram seus cosplays - abreviação de costume play, do inglês, um tipo de arte performática em que as pessoas usam roupas, maquiagens e acessórios para representar um personagem específico.
No pátio da Academia, apresentações de dança, música, artesanato, exposições culturais e a gastronomia típica japonesa envolveram pessoas de todas as idades. Dentre os pratos que o público pôde provar no festival estão takoyaki, lámen, sushi, yakisoba, nikuman e tonkatsu.
LUIZA PRADO/JC
Igor Hatanda aprendeu a técnica de takezaiku quando criança, no Japão. Foto: LUIZA PRADO/JC
Elementos da cultura japonesa estavam por toda a parte, o que ajudou na imersão cultural. Destacavam-se os origamis - artesanato de papel -, Shodo - caligrafia japonesa -, Mizuhiki - artesanato que usa fios coloridos de papel washi, criado à partir do arroz - e diferentes artes em bambu. Um dos artesãos que tem o bambu como matéria-prima é Igor Hideki Hatanda, que produz takezaiku. O artesão conheceu a técnica quando criança, no Japão, durante o ensino primário. Desde 2012, essa é sua fonte de renda. "O takezaiku consiste em entrar na mata; colher o bambu; tratar o bambu; e, depois de dois meses, o bambu seco pelo sol, eu transformo ele em tiras. Através dessas tiras, eu consigo transformar em artesanato", explica Igor.
LUIZA PRADO/JC
Vitória Weber com cosplay da personagem Tohru, da série Kobayashi-san Chi no Maid Dragon. Foto: LUIZA PRADO/JC
Já tendo participado de duas edições do festival, Vitória Weber investiu em um cosplay de Tohru, personagem da série Kobayashi-san Chi no Maid Dragon. Vitória tem um perfil no Tiktok no qual faz personagens 2D de animação japonesa. "Eu acho muito legal a ideia de se vestir de um personagem que eu admiro bastante, isso me incentiva cada vez mais a melhorar no que eu faço", comenta a cosplayer
LUIZA PRADO/JC
Cosplay do personagem Darth Maul, da saga Star Wars. Foto: LUIZA PRADO/JC
Pela primeira vez no evento, Egon Alfin conta que se surpreendeu positivamente com o festival. "Estou adorando o evento. Estou achando super organizado, acolhedor o pessoal da equipe, está valendo muito a pena aqui". Ele confeccionou a nave de seu cosplay de Darth Maul, da saga Star Wars. "Eu fiz ela de madeira, levei uns três meses, mais ou menos, para fazer ela baseada na do filme", relata Egon.
Uma das atrações do festival, inclusive, foi o Anime Buzz. O evento foca no universo de games, séries, animes, mangás e músicas da cultura oriental. Realizado desde 2010, ele trouxe ao festival apresentações livres de k-pop e j-pop - músicas pop japonesas e coreanas, respectivamente -, random dance - que mistura trechos de músicas famosas do gênero para o público se movimentar -, quizzes e brincadeiras valendo prêmios, além do tradicional concurso desfile cosplay - com R$ 2 mil em premiação.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO