Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

ACONTECE

- Publicada em 10 de Agosto de 2022 às 18:21

O cinema está de volta ao Palácio dos Festivais

50ª edição do Festival de Cinema de Gramado acontece presencialmente entre os 
dias 12 e 20 de agosto

50ª edição do Festival de Cinema de Gramado acontece presencialmente entre os dias 12 e 20 de agosto


/CLEITON THIELE/DIVULGAÇÃO/JC
Lara Moeller Nunes
Acompanhando todas as fases da produção cinematográfica brasileira, assim como o contexto social, cultural, político e econômico do País, o Festival de Cinema de Gramado chega a sua 50ª edição de forma ininterrupta com novidades e uma programação recheada de conteúdos. Depois de dois anos de atividades remotas em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento volta a acontecer presencialmente no Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2.697 - Gramado) a partir desta sexta-feira, estendendo-se até o dia 20 de agosto.
Acompanhando todas as fases da produção cinematográfica brasileira, assim como o contexto social, cultural, político e econômico do País, o Festival de Cinema de Gramado chega a sua 50ª edição de forma ininterrupta com novidades e uma programação recheada de conteúdos. Depois de dois anos de atividades remotas em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento volta a acontecer presencialmente no Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2.697 - Gramado) a partir desta sexta-feira, estendendo-se até o dia 20 de agosto.
Palco de debates e importantes encontros entre artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores, imprensa e público em geral, o evento é responsável há cinco décadas por projetar produções regionais e nacionais no circuito de exibições. Tendo o ineditismo como um dos critérios de seleção, os curadores também priorizam agora, mais do nunca, a presença da diversidade como preceito para a escolha das obras - analisando questões como discussão de gênero, classe, raça, etnia e distribuição geográfica.
"Estabelecemos desde o início a busca por novos olhares. Procuramos não só o rigor estético e narrativo, mas também a presença da ousadia e da inventividade. Isso faz com que a gente encontre trabalhos envolventes tanto para o público, quanto para a crítica e para o universo comercial de exibição. Queremos que os filmes vistos em Gramado não morram aqui. Que eles encontrem na cidade o começo de uma longa trajetória", reflete o jornalista e curador Marcos Santuário.
Para ele, a edição dos 50 anos vai ser eternamente lembrada, celebrada e homenageada ao longo de toda a programação preparada pela equipe: desde a abertura até a cerimônia de premiação. As exibições começam a acontecer ainda na sexta-feira, a partir das 18h. Ao todo, foram selecionados sete longas-metragens brasileiros, sete longas-metragens estrangeiros, cinco longas-metragens gaúchos, 14 curtas-metragens brasileiros, 17 curtas-metragens gaúchos e cinco longas-metragens documentais, sendo a última categoria novidade neste ano (com transmissão televisiva pelo Canal Brasil). A grade completa de horários está disponível no site do Festival de Gramado.
Para acessar presencialmente o Palácio dos Festivais, o público contará com uma grande novidade: não haverá venda de ingressos. As entradas para acompanhar os filmes, homenagens e entrega de prêmios se darão por meio de doações de alimentos. As trocas deverão ser feitas diariamente para a sessão correspondente à data na secretaria do 50º Festival de Cinema de Gramado, localizada na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328). Serão 2kg de alimentos não perecíveis para as datas de 12 a 19 de agosto, e 4kg para a noite da entrega dos Kikitos, no dia 20.
Uma parceria com o TikTok também integra as atividades previstas na programação. Na ocasião, o evento lança a primeira edição da mostra #FestivalDeCurtas, que busca incentivar novos modelos e linguagens de produção audiovisual, aproximando a iniciativa do público jovem e juvenil. O projeto encorajou usuários do aplicativo a criarem um curta-metragem de temática livre com até três minutos de duração. O vencedor ganhará uma viagem para acompanhar o Festival, além de ter sua produção exibida ao vivo. "Precisamos nos aproximar das tendências. O festival de Cannes fez, e nós também decidimos aderir", diz Rosa Helena Volk, secretária de turismo de Gramado e presidente da Gramadotur.
À frente do cargo municipal desde 2011, ela afirma que o festival colocou a cidade serrana em destaque no mapa do Brasil. "Todo o glamour que o cinema traz, com a circulação de astros e de turistas pela região, fez com que a cidade se solidificasse ainda mais como destino turístico. Gramado deve muito a esse evento. Precisamos, literalmente, estender um tapete vermelho para a iniciativa todos os anos."
O festival presta ainda uma série de homenagens a personalidades e profissionais ligados ao universo cinematográfico. O cineasta Joel Zito Araújo foi agraciado com o prêmio Eduardo Abelin, Araci Esteves recebeu o troféu Cidade de Gramado, o ator Marcos Palmeira ganhou o Oscarito e a atriz chilena Paulina García o Kikito de Cristal. A organização do evento irá celebrar ainda o trabalho de Ítala Nandi, com o prêmio Leonardo Machado, além de entregar o troféu Gramado 50 anos ao cineasta Ivo Czamanski, à produtora Gina O'Donnell e ao jornalista e crítico de cinema Hélio Nascimento, colunista do Jornal do Comércio.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO