Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Visão de Mercado

- Publicada em 31 de Agosto de 2022 às 21:26

Resposta x reação

João Satt
Mundo imaginário: você define, sua equipe responde rápido, e a concorrência fica imobilizada.
Mundo imaginário: você define, sua equipe responde rápido, e a concorrência fica imobilizada.
Mundo real: você define, sua equipe não responde rápido, a concorrência contra-ataca e faz gol.
A falta de consistência em responder às provocações tornam nossa vida insustentável, seja pessoal, profissional ou empresarial. Tudo é uma questão de timing. A ausência de respostas rápidas determina a diferença entre a vitória e a derrota.
Numa disputa, surpreender o adversário, imobilizando sua reação, muitas vezes é a chave da vitória. Assim Davi venceu Golias, o gigante filisteu, usando as ferramentas de um pastor, e não as armas de um soldado.
No final do dia, o sucesso será medido por sua capacidade de:
1. inovar naquilo que representa valor, com singularidade;
2. sustentar pelo maior tempo possível o diferencial competitivo.
Os vikings há alguns séculos já ensinavam que a parede formada pelo bloco de escudos suportava com menos sacrifícios as agressões no campo de batalha. Essa verdade ainda se mostra potente para neutralizar a pressão dos canais, concorrentes, e até mesmo dos clientes. Cabe ao líder a condução da transformação do modelo de consideração e atuação das pessoas da organização, a partir da introdução de um novo mindset cultural. Nunca esqueça que o comportamento das pessoas, do grupo social, enfim, da sua roda de amigos, é consequência da prática de crenças e valores culturais compactuados.
Má notícia: um maestro não consegue dar o seu melhor se os músicos não quiserem se superar. O melhor profissional de ontem não é mais suficiente hoje. Não se consegue amplificar mercados com pessoas despreparadas, inseguras e desmotivadas.
Quatro coisas que você deve considerar antes de iniciar a travessia de A para B:
Qual o melhor caminho para chegar lá?
O que você (realmente) acredita que fará a diferença?
O que você ainda não sabe?
Quem está com você no barco?
Não existe planejamento que controle o imponderável. Conhecer o padrão de resposta emocional de quem está ao seu lado é decisivo. Na dificuldade, revelamos nossos mais íntimos traumas. É necessário vontade, empatia e coragem para a construção de uma organização harmônica, que produza na sua rotina música, e não barulho.
Agir com velocidade, foco, transforma a realidade. Times sem competência desmancham estratégias, por mais consistentes que elas sejam.
Evoluir é navegar rumo ao desconhecido, natural sentir profunda ansiedade e desemparo. O risco do CEO, solitário, está em apostar nos executivos "espumadores", que prometem entregar o conhecimento até então indisponível na organização. A verdade é que por trás da pretensa "nova solução", muitas vezes, se esconde a "não experiência".
Conclusão: 99% desses executivos jamais fizeram algo de sucesso, ao contrário, só produziram "espuma". James Hunter, nas páginas do "O Monge e o Executivo", afirma que "para liderar você deve estar disposto a servir". Aposte em quem tem sede de aprender, assim como não economize em trazer profissionais melhores que você. O verdadeiro líder inspira, age rápido, e anda atrás do seu time.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO