Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Ideias Sustentáveis

- Publicada em 22 de Setembro de 2022 às 09:32

Evento online reúne pesquisadores em jornalismo ambiental

V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental

V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental


Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental/Divulgação/JC
O V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental recebe convidados nacionais e internacionais para debater as questões ambientais de nosso tempo, convocando os participantes a imaginar futuros possíveis para o jornalismo e os ambientalismos.
O V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental recebe convidados nacionais e internacionais para debater as questões ambientais de nosso tempo, convocando os participantes a imaginar futuros possíveis para o jornalismo e os ambientalismos.
O evento ocorre nos dias 27 e 28 de setembro, terça e quarta-feira, de modo online. A participação é gratuita e será fornecido certificado mediante inscrição, que deve ser feita diretamente no site do encontro. As informações são do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (UFRGS/CNPq) e do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), responsáveis pela realização do evento.
Nesta edição o encontro contará com quatro mesas e palestras. No dia 27, às 10h, a conferência Pesquisa em Jornalismo ambiental nos EUA e América Latina abrirá o evento. A palestra será proferida por Bruno Takahashi, que é professor associado de jornalismo e comunicação ambiental na Michigan State University e diretor de pesquisa do Centro Knight para Jornalismo Ambiental.
Pela tarde haverá a reunião das Redes de Pesquisa em Jornalismo Ambiental, com a presença confirmada de Ilza Maria Tourinho Girardi (UFRGS), Katarini Miguel (UFMS), Simão Farias Almeida (UFRR), Rachel Mourão (Michigan State University) e Luciana Miranda Costa (UFRN). A partir das 14h, os pesquisadores se reúnem para debater as principais agendas de pesquisa em Jornalismo Ambiental, enfatizando as lacunas e avanços dos últimos anos.
Na quarta-feira, dia 28, o ENPJA apresenta a mesa Desafios ambientais do Brasil. Das 14h às 17h, Alana Keline Manchineri (Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira/Rede de comunicadores Tambores da Selva da Coordenação de Organizações Indígenas Bacia Amazônica), Juliana Arini (O Eco) e Fernando Aristimunho (Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa) apresentarão suas perspectivas para o futuro do país.
A conferência de encerramento, Desafios do jornalismo diante do desmonte ambiental e da crise climática, inicia às 19h, com a presença de Maristela Crispim. A jornalista, que acumula mais de 40 prêmios ao longo de sua carreira, é idealizadora da agência de conteúdo Eco Nordeste.
A realização é do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (UFRGS/CNPq) e do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), responsáveis pela organização do evento. Ambos possuem trajetória de décadas na mobilização e formação de jornalistas para a abordagem das questões ambientais. A iniciativa conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, do Curso de Jornalismo da UFSM/FW e do Curso de Jornalismo da Uniritter/POA.
Outras informações podem ser obtidas no site do evento e pelas redes sociais do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO