Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 20 de Outubro de 2022 às 18:16

Compromisso social

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre
Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre
Nossa sociedade se encontra diante de um impasse: “Ou se dá as mãos para juntos nos salvarmos ou então engrossaremos o cortejo daqueles que caminham rumo ao abismo” (Z. Baumann). A atual conjuntura sociopolítico-econômica desafia quem almeja tempos de paz, solidariedade e prosperidade.
A complexidade do tempo presente não pode ser reduzida a aspectos socioeconômicos. Há muito mais em questão! O crescente número de pessoas sem oportunidades mínimas de vida digna, o descaso para com a Casa Comum, a indiferença de alguns frente à exigência de padrões éticos que garantam a preservação e cuidado da vida, se faz necessário a promoção de um pacto social qual caminho para a construção de uma sociedade mais justa.
A vigilância e a participação efetiva de todas as forças da sociedade no processo de promoção e defesa da ética são uma urgência. Diante das agressões à verdade se faz necessário serenidade, senso crítico, discernimento e coragem para impedir que a mentira se imponha.
Os princípios da justiça social, do estado democrático de direito, do bem comum não podem ser manipulados. Os indícios, as informações a respeito de tal manipulação apontam para sinais de fragilidade e enfermidade social.
As instituições representativas do estado democrático de direito não podem se tornar espaços para clientelismos, barganha política ou favores... A sociedade organizada tem o dever e o direito de vigiar e acompanhar os processos que caracterizam o cotidiano de tais instituições a fim de preservar e promover o bem comum.
“Na vida pública, se não houver ética, uma ética de referimento, tudo é possível e tudo se pode fazer” (Papa Francisco). A sociedade tem necessidade de propostas viáveis para superação da miséria, pobreza e violência.
A superação da atual crise de nossa sociedade exige o resgate da ética. Coragem e determinação, orientadas pelos valores da honestidade e justiça social, são uma urgência nas atividades político-econômica O desprezo da ética leva a uma relação promíscua entre os interesses públicos e privados.
O compromisso político marcado por padrões éticos é expressão qualificada e exigente dos cristãos no serviço à vida, especialmente dos mais pobres.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO