Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 23 de Agosto de 2022 às 16:33

Leigos

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre
Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre
Nos inícios da Igreja, os cristãos se dão conta de que a Palavra cresce pelo testemunho e dedicação de muitos irmãos que se sentiram atingidos pela sua força.
Por meio da Palavra os cristãos foram compreendendo o que significa rezar, estar atento às necessidades dos mais pobres, pertencer à comunidade de fé, participar da missão de anunciar e testemunhar essa mesma Palavra. A Palavra é fundamental para a experiência da fé! Sem a Palavra não é possível o conhecimento de Deus. A Palavra permite resgatar a autêntica compreensão de Deus, que a constante tentação de elaborar uma Sua imagem procura se impor.
É a Palavra que oferece as condições para uma autêntica experiência de Jesus Cristo! É que o cristianismo consiste em amar Jesus, ser como ele, escutar o que diz, ver o que faz, amá-lo, segui-lo, fazer como ele fez. Somente unidos a ele expressamos aquilo que somos: filhos e filhas do Pai e irmãos e irmãs de todos e todas.
A fé é colocar-se na escuta da Palavra. E a Palavra, é protagonista na difusão da proposta do Reino de Deus. É a Palavra que se difunde e cresce; é isto que Jesus fez e disse, porque ele é a Palavra agindo no tempo. No Evangelho temos esta Palavra que em Jesus se fez carne. Acolhendo-a esta Palavra se faz carne também nós. Assim, a história é contínua encarnação de Cristo, até o dia em que ele será tudo em todos.
A vida cotidiana de todos os batizados deveria estar caracterizada pelo modo de ser da Palavra: é acolhida e anúncio, partilha e cultivo pessoal, ir ao encontro do outro e deixar-se encontrar, empenho para seguir e indicar o caminho do Senhor que continua dizendo: “tu, segue-me’ (João 21,22), “não tenhas medo” (Mc 6,50).
Com a disposição que a fé concede e a orientação iluminadora da Palavra para acertar o passo – sem esquecer a necessidade da graça! – é possível avançar no testemunho e transmissão da fé às novas gerações, colaborando para promover comunidades missionárias; comunidades que se empenham para que ninguém seja deixado de lado, desanime ou se perca no caminho!
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO