Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 05 de Agosto de 2022 às 17:11

Ser Jovem Cristão Hoje!

Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Ser Jovem Cristão Hoje! Quantas vezes experimentamos as diversas riquezas espirituais da Igreja? Quem nunca participou de um retiro espiritual que marcou a sua juventude? Quantos santos da Igreja nos inspiram, e ainda inspiram, com seu modo de viver a vontade de Deus? O fato é que são inúmeras as belezas que o Senhor nos oferece por meio da espiritualidade, que não deixa de ser a prática ou exercício, que leva o fiel cristão à vida voltada àquilo que vem do Espírito Santo, que é inspirado no coração da pessoa humana pelo próprio Deus.
A amizade com Deus e com os Santos são frutos de uma vida espiritual bem ativa, de um diálogo contínuo entre o fiel e Deus, que o escuta, o acolhe, o direciona a viver no amor a Ele e ao seu próximo. Testemunhar essa amizade se faz mais real quando se tem um grupo, uma expressão, um movimento ou uma comunidade cristã que nos direciona a espiritualidade e à vivência dos sinais da Igreja. Tudo o que aproxima o ser humano de Deus, de seus ensinamentos e verdades, que leva o coração humano à transcendência, já é um modo de espiritualidade, uma prática da espiritualidade.
Desde a criação do mundo, Deus concedeu o seu Espírito para dar sentido e vida àquilo que era forma, inclusive o ser humano. E, em meio aos jovens cristãos, não há de ser diferente. A juventude é chamada a transparecer sua alegria, o entusiasmo contagiante daquilo que receberam ao longo de sua caminhada eclesial. Sua identidade cristã vai sendo construída com o passar do tempo, e o jovem vai se descobrindo, tomando posse daquilo mesmo que ele é e pode realizar. Pela graça do Espírito Santo, ele se torna anunciador, uma testemunha em sua comunidade eclesial.
A certeza de que ele mesmo pode evangelizar outros jovens, vai se enraizando cada vez mais em sua vida. Por meio dos bate-papos, que iluminam e edificam as experiências de vida, pela dedicação ao outro e por sua alegria em pertencer a uma comunidade cristã, outros jovens serão alcançados e poderão encontrar-se com o próprio Cristo Ressuscitado.
Na sociedade atual, por exemplo, a espiritualidade familiar é contagiante! Uma família que reza, persevera na oração, tem sempre a presença do Ressuscitado em seu meio, tornando-se, assim, testemunho da alegria pascal, da alegria que a Igreja lhe concede e orienta a viver no mundo de hoje. Sem uma espiritualidade unida a Cristo, a vida cristã definha, é superficial e vazia. Em alguns casos, com a ajuda da família, a experiência de fé, de conhecer a Cristo, vem mais cedo e de forma próxima para os jovens.
Conduzir os jovens e adolescentes a essa experiência de pertença da Igreja e da comunidade cristã não é tarefa fácil, mas é uma missão que a Igreja confia às famílias. E é desse ambiente, desse lar, que surgirão novos e autênticos cristãos. Os jovens precisam de referenciais e testemunhos autênticos.
No âmbito social, os desafios de testemunhar a fé no mundo de hoje só aumentam diante de uma mentalidade secularizada, uma cultura com “a pluralidade que explode em todo lugar, a memória cristã desmorona”, uma cultura de comunicação vasta, imediata e fragmentada.
O imediatismo, a rapidez com que o jovem lida com o conhecimento e com a informação, por vezes, faz com eles indaguem o discurso com Deus, sobre a Igreja, sobre a religião. A cultura moderna, inclusive no Brasil, é marcada pelo egocentrismo: o “eu”, “meu Jeito”, “minhas regras”, e muitos jovens são influenciados a ter sua própria ideia e defendê-la até o fim, e isso acontece desde a adolescência até o âmbito profissional. A partir daí surgem os choques de relações deles com a família, com a sociedade, com aquilo que é tradicional.
Contudo, estes desafios podem levar o jovem a crer, por conta própria, nas possibilidades de se chegar à verdade, e muitos a encontram e nunca mais a perdem de vista. Por fim, todo jovem que chega à amizade com Jesus Cristo, que se identifica com Ele, encontra a fé e se põe a caminho de um novo jeito de ser, dando sentido a sua vida, à sociedade, sem a necessidade de realizar coisas extraordinárias.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO