Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 19 de Dezembro de 2021 às 03:00

Cubos viram atração em loja na Serra Gaúcha

Frübel viu cubos sendo usados em um shopping de Porto Alegre, mas transformou a ideia

Frübel viu cubos sendo usados em um shopping de Porto Alegre, mas transformou a ideia


FRIZA/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
A serra gaúcha que tanto atrai por seus belos cenários em Gramado, Canela e outras cidades também mostra irreverência em varejo e de forma inusitada.
A serra gaúcha que tanto atrai por seus belos cenários em Gramado, Canela e outras cidades também mostra irreverência em varejo e de forma inusitada.

VÍDEO: Direto de Garibaldi, Luciano Frübel detalha a ideia e impactos ao negócio

Em Garibaldi, terra onde a rainha é a espumante, dois objetos instalados em frente a uma loja de climatização e materiais para construção têm chamado cada vez mais a atenção. Tanto de de quem passa, por curiosidade, de quem é cliente ou até mesmo quer copiar a ideia do criador.
São dois cubos com dimensões de 15 metros quadrados cada um, envidraçados, com estrutura em alumínio e na cor preto. Eles estão na frente da Friza Climatização e servem para diversas possibilidades de experiências e ainda como ponto de exposição de produtos, tipo um showroom.
"Costumamos fechar as melhores vendas dentro do cubo", conta o sócio e diretor da Friza, Luciano Frübel, que implementou o projeto.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/12/17/206x137/1_a3gjk2bjc1qcedcyqhnm-9501155.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'61bd04b31a87e', 'cd_midia':9501155, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/12/17/a3gjk2bjc1qcedcyqhnm-9501155.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - inovação - Loja de materiais de construção e ar condicionado em Garibaldi instala cubos em frente à fachada para uso de clientes e atividades - vira atração - Friza Climatização e Acabamento -- Serra Gaúcha  - detalhe do cubo', 'ds_midia_credi': 'FRIZA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - inovação - Loja de materiais de construção e ar condicionado em Garibaldi instala cubos em frente à fachada para uso de clientes e atividades - vira atração - Friza Climatização e Acabamento -- Serra Gaúcha  - detalhe do cubo', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '571', 'align': 'Left'}
São duas unidades que já começam a despertar interesse de grandes empresas para montar similares. Fotos: Friza/Divulgação 
"Se você me perguntar, até hoje não sei muito para o que servem", admite Frübel, brincando com o que ele bolou e que vem chamando muito a atenção.
"Muitas empresas, como Tramontina e Sicredi, buscam informação para ter seus cubos." A cooperativa de crédito vai montar o seu próprio cubo em Vitória, no Espírito Santo, revela o dono da Friza.
Frübel conversou com a coluna por vídeo para mostrar como são as duas montagens e os usos.
"São inovações para atrair cliente e gerar mais experiência", define ele. Frübel contou que a fonte de inspiração  foram cubos semelhantes que ele viu em um shopping de Porto Alegre. "Mas lá eles serviam apenas para expor produtos, aqui nós transformamos a aplicação", contrasta.
Com a ideia fervendo na mente, o empreendedor buscou o especialista em varejo que faz parte do Sebrae-RS Fabiano Zortéa para discutir a aplicação, como executar e o sentido dentro do negócio.
Frübel tem um perfil de lojista inquieto, que está sempre em busca de novidades e referências, uma delas, por exemplo, é a maior feira de varejo do mundo, a NRF Big Show que ocorre em Nova Iorque e que volta este ano após a suspensão em janeiro de 2021 devido à pandemia.   
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/12/17/206x137/1_whatsapp_image_2021_11_24_at_16_21_53__1_-9501142.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'61bd0461971e0', 'cd_midia':9501142, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/12/17/whatsapp_image_2021_11_24_at_16_21_53__1_-9501142.jpeg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - inovação - Loja de materiais de construção e ar condicionado em Garibaldi instala cubos em frente à fachada para uso de clientes e atividades - vira atração - Friza Climatização e Acabamento - fachada noturna - Serra Gaúcha ', 'ds_midia_credi': 'FRIZA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - inovação - Loja de materiais de construção e ar condicionado em Garibaldi instala cubos em frente à fachada para uso de clientes e atividades - vira atração - Friza Climatização e Acabamento - fachada noturna - Serra Gaúcha ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
À noite, é possível perceber melhor as instalações que também são usadas como showroom da loja
Os cubos têm estrutura robusta, espessura de vidros que suportam projétil disparado de um revólver calibre 38. A acústica é perfeita. Apesar de ficar ao lado da rua, que é bem movimentada, nada se ouve internamente. Também há todo um sistema de climatização, além de som para que as pessoas possam ouvir música, com muito uso de dispositivos como a Alexa, da Amazon.
Uma das fonte de energia é a geração fotovoltaica. Painéis ficam no teto dos cubos.
"A proposta é que as pessoas venham para cá, possam trabalhar, descansar, fazer eventos", sugere o sócio da Friza. Para acessar, o controle é liberado por meio de um QR Code que a loja repassa a quiser usar ou simplesmente conhecer os cubos de Garibaldi.

Impactos para o negócio

"O retorno financeiro é surreal, espetacular que fez a gente acreditar ainda mais no nosso negócio", garante o criador, Além disso, tem a atração, pois muita gente para na rua para tirar fotos em frente às instalações. 
Frübel explica que os equipamentos foram projetados não só pelo impacto para o público, mas também como um elemento dentro do negócio. O retorno foi logo colhido. Os maiores contratos de venda são fechados em conversas dentro do cubo.
A relação com a conversão traduz a viabilidade econômico-financeira do investimento. Sobre o custo para instalar as duas estruturas e tudo que elas têm, o sócio da Friza comenta que, por ser um projeto novo, muitos fornecedores toparam entrar juntos na execução. O valor por unidade ficou em cerca de R$ 30 mil.  
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO