Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresários & Cia

- Publicada em 03 de Julho de 2022 às 19:27

Curso prepara profissionais para Cidades Inteligentes

Professora Izabele Colusso explica a proposta do pós-MBA

Professora Izabele Colusso explica a proposta do pós-MBA


/Rodrigo W. Blum/divulgação/jc
Uma parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha no RS e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) levou à criação de uma pós-MBA em Cidades Inteligentes. O curso será presencial, de 12 meses, e com uma carga horária de 120 horas. Por sua vez, os encontros vão ocorrer durante duas noites na semana e de forma quinzenal.
Uma parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha no RS e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) levou à criação de uma pós-MBA em Cidades Inteligentes. O curso será presencial, de 12 meses, e com uma carga horária de 120 horas. Por sua vez, os encontros vão ocorrer durante duas noites na semana e de forma quinzenal.
A professora Izabele Colusso, coordenadora da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, informa que essa pós-MBA em Cidades Inteligentes, destina-se a profissionais com diploma de pós-graduação já realizados em nível de especialização; mestrado e doutorado, tendo como objetivo dar continuidade aos estudos. "É um curso bem mais aprofundado sobre esse tema e com a proposta de ser aberto a profissionais de todas as áreas do conhecimento", explica. A professora detalha que a ideia é gerar profissionais habilitados e aptos a desenvolver projetos no âmbito das cidades inteligentes.
Izabele diz que os participantes da pós-MBA em Cidades Inteligentes terão contato com professores de diversas áreas. "Não se trata apenas de um curso focado no aspecto da arquitetura ou do urbanismo e sim, em um curso com característica multidisciplinar". Ainda, de acordo com a coordenadora, estudantes terão contato com as disciplinas de gestão e negócios, de governança e de tecnologias. Izabele cita que essa parceria propicia a realização de palestras internacionais com profissionais de vários países. Nesses encontros, eles irão falar de suas experiências e de seus projetos voltados à infraestrutura e questões no âmbito das cidades inteligentes.
Izabele lembra que a pós-MBA terá a participação máxima de 40 alunos e de no mínimo de 10 pessoas. A proposta, conforme a coordenadora, é também promover o networking entre os alunos, favorecendo a troca experiências e de informações. "Ouve-se muito falar sobre o conceito de cidades inteligentes, porém, são poucos os projetos, por causa de um número reduzido de pessoas qualificadas na área."
Em âmbito internacional, a professora lembra ainda, que os projetos voltados a Cidades Inteligentes e ao desenvolvimento de propostas são uma realidade, por outro lado, aqui isso ainda é um sonho. A Internet das Coisas, segundo Izabele, é apenas uma das dimensões das cidades inteligentes. Há muito a ser feito. "A gente tem questões voltadas à elaboração de projetos; questões de governança e de infraestrutura. "Nós temos, por exemplo, sete dimensões e entre elas, estão: a tecnologia, a governança, a infraestrutura, o capital social e o meio ambiente". As pessoas, de acordo com a professora, devem estar preparadas e capacitadas para servirem como multiplicadoras desse processo. "A gente tem muitos órgãos de fomento que estão solicitando projetos. A ideia é que esses participantes elaborem propostas adequadas às suas cidades. Tanto projeto no campo privado, como na esfera pública."
O curso ainda tem vagas disponíveis, bem como, para quem desejar participar da aula inaugural no dia 12 de julho. Mais detalhes no link: https://forms.office.com/r/EYenxyiink.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO