Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 22 de Setembro de 2022 às 22:16

São Vendelino: pequena, mas valente


Ana Paola Fritzen/divulgação/jc
Em São Vendelino, há vagas para todas as crianças em escolas municipais, atendendo um percentual acima de 100% de crianças do município (algumas vem de outras localidades para estudar lá, caso do Vale Suíço). A educação fundamental é custeada pelo município. Em ensino técnico e superior, a prefeitura de São Vendelino também custeia, de maneira integral, o transporte para as faculdades e centros técnicos fora do município. Assim, os jovens universitários ficam na cidade. Ah, se todos fossem iguais a você!
Em São Vendelino, há vagas para todas as crianças em escolas municipais, atendendo um percentual acima de 100% de crianças do município (algumas vem de outras localidades para estudar lá, caso do Vale Suíço). A educação fundamental é custeada pelo município. Em ensino técnico e superior, a prefeitura de São Vendelino também custeia, de maneira integral, o transporte para as faculdades e centros técnicos fora do município. Assim, os jovens universitários ficam na cidade. Ah, se todos fossem iguais a você!
 

A vez de São Jope

As lojas comerciais que atraíam multidões em décadas passadas tinham em comum slogans ou assinaturas musicais no rádio e televisão, responsáveis por torná-las conhecidas. As agências de publicidade não raro atendiam a sugestões dos proprietários. No caso das liquidações, as fórmulas tradicionais se esgotavam, como remarcação, promoção, e a própria liquidação.
A agência Mercur criou para uma rede "liquiremarcapromovendação", um belo achado. Fora do Centro, a Casa Catraca de bicicletas usava "Esses rapazes da casa catraca tem cada uma..." Outra era a Garema, de malhas, com duas lojas em cada lado da Farrapos, usava "Tem Garema quem vai tem Garema quem vem".
Na subida da Rua da Praia, a Aretuza Calçados Femininos usava "O pedestal da mulher elegante"; A casa Reinaldo era conhecida como "Na Dr. Flores a maluquinha da Praça do Portão", enquanto a Drogaria Müller Streb utilizava "A que mais barato vende e melhor atende".
Na rua Uruguai, a Lotérica Baldino era "A marca dos grandes prêmios", lembrando que não existiam as Loterias da Caixa, e a Loteria Federal pagava prêmios de respeito especialmente em datas promocionais; Codeloco, na gíria da época.
A Casa Masson tinha o slogan "A casa dos bons relógios desde 1871"; a Casa Victor, na Andradas 1.212, "Onde o conforto custa menos". A Scarpini, na Borges, "O joalheiro da metrópole". Na Otávio Rocha esquina com a Marechal Floriano, o Armazém Riograndense tinha de tudo em matéria de produtos gastronômicos, tanto que o slogan era "Se não encontrar no Armazém Riograndense não precisa mais procurar".
Casa sem slogan já perdia na largada. No rádio, usava-se muito uma cançoneta apregoando o produto. A que ficou na minha memória nos anos 1950 era a do tônico Phimatosan e o Xarope São João: "Tosse bronquite e rouquidão, tome Xarope São João". Na época, faziam-se trocadilhos com slogans, e este virou "Tosse Broncão e Roquidite, tome Xarão São Jope".

Tá podendo

O BRDE tem aval da União para captar R$ 2 bilhões junto a bancos internacionais. A aprovação da Secretaria Nacional do Tesouro reforça a política do banco para diversificar suas fontes de recursos. O banco tem um executivo de peso e experiente no Rio Grande do Sul: Otomar Vivian.

Apagador de incêndios

O comando da campanha de Lula (PT) colocou Geraldo Alckmin (PSB) em campo para acalmar ou tentar acalmar o capital, depois que o candidato petista deu sinais de que seu governo não vai ser bolinho para o grande empresário. Em compensação, o núcleo duro do PT não gostou dessa trova liberal.

Graças alcançadas

Um número incerto e não sabido de grandes empresários de todas as áreas já abriu o voto para Lula, outros manifestam seu apoio com mais discrição. Alguns por uma graça alcançada, outros por graça a alcançar.

Sobre tambores furados

Membro da executiva nacional do MDB, Carlos Marun discorda da página, quando disse que o partido era um tambor furado. "Pelo teu raciocínio, só o PT de Lula e o PL de Bolsonaro não são 'tambores furados'". E segue: "É certo que não conseguimos unir o partido (...), mas provamos que somos maioria em meio a essa nefasta polarização, e tivemos a ousadia de apresentar um nome novo como opção".

Porém...

É a versão do ex-ministro, ok, mas cabe lembrar que a página não traçou paralelo do MDB com o PL de Bolsonaro nem com o PT. Uma coisa é uma coisa é outra coisa é outra coisa.

Love POA

Com uma relação intensa com a cidade, onde se originou e desenvolveu, a Melnick lança uma nova fase da campanha I Love POA. Serão instaladas intervenções nas construções, que poderão ser vistas do alto.

Obesidade do caminhão

Em relação a essa falha na ponte internacional de Uruguaiana, a maioria destas obras de arte com mais de 50 anos foram projetadas para suportar caminhões de oito ou 10 toneladas. Hoje, carregam 60 toneladas.

Miúdas

ALGUNS escondidinhos de carne de panela são tão escondidos que não se consegue achá-la.
COMO diria O Avarento, inspirado em Molière: escondidinho, mas bem escondidinho.UNIMED POA está entre os 10 melhores planos de saúde no ranking do Anuário Valor 1000, recentemente publicado.
COMO alguém já falou, se a Terra for plana ela não gira, capota.