Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 17 de Agosto de 2022 às 21:37

A rua do poeta


Fernando Albrecht/especial/jc
O poeta Mário Quintana disse ter uma dor infinita pelas ruas que nunca passou. Algumas ruelas como essa de Porto Alegre, que liga a Rua da Praia com a Sete de Setembro, têm várias operações, mas passam despercebida pelos viajantes a pé do Centro Histórico de Porto Alegre.
O poeta Mário Quintana disse ter uma dor infinita pelas ruas que nunca passou. Algumas ruelas como essa de Porto Alegre, que liga a Rua da Praia com a Sete de Setembro, têm várias operações, mas passam despercebida pelos viajantes a pé do Centro Histórico de Porto Alegre.
 

Debate cordial

O primeiro debate entre candidatos ao Senado, na Federasul nesta quarta-feira (matéria nesta edição), chamou a atenção pela cordialidade entre os concorrentes. Mesmo ao divergir, falavam de forma muito respeitosa. Aplaudiam as falas dos outros candidatos ao final delas e conversavam amenidades nos bastidores, com direito a risadas. Sem tanta tensão no ar, as propostas ganharam destaque.
 

Razão e sensibilidade


LUIZA PRADO/JC
O candidato ao Senado do Republicanos, vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), deu início ao Tá Na Mesa bradando "bom dia!" em volume tal que assustou alguns comensais, relembrando os quase 40 anos de caserna. Já Olívio Dutra (PT), que esteve 54 anos casado com Judite, falecida em maio, mantém a aliança de casamento.
 

Sem nepotismo

A candidata do PSD, Ana Amélia Lemos, fez uma observação ao saudar o representante do governador do Estado no evento, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos (PSDB). "É meu sobrinho", informou, para logo em seguida emendar elogios ao tucano. Ana Amélia salientou que a fala não era pelo parentesco, mas por mérito.

Saúde é o que interessa

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) promove hoje, das 9h às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, o Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde RS. E às 18h45min haverá debate/compromisso com a Saúde com os candidatos ao Piratini.

Armindo Antônio Ranzolin

Falecido ontem, Ranzolin era um dos mais respeitados narradores de futebol da história gaúcha, mas não foi só isso. Foi tutor e mestre de um sem número de jornalistas, e os que passaram por ele não escondem até hoje como ele foi importante para eles.
 

Legalidade

No próximo dia 23 de agosto, a colenda porto-alegrense fará sessão em homenagem à Campanha da Legalidade, que completa 61 anos, proposição do vereador Pedro Ruas (PSOL). O jornalista e escritor Flávio Tavares fará palestra.

Causos de tribunal

Para quem gosta de livros de tribunal, a página recomenda Reminiscências de um velho advogado (Editora Exclamação!), de Hélio Faraco de Azevedo. Divertido e instrutivo, com bons causos, escritos com sua "teratológica" máquina de escrever Olivetti.

Rabo de sardinha

Integrante histórico de um partido de centro-esquerda declinou do convite de ser primeiro suplente com o seguinte argumento: não aceitei porque suplente não é eleito. O que nos leva a questionar a qualidade dos suplentes dos candidatos ao Senado. Pode até ser o vizinho de prédio.

A volta de Enéas

Candidato ao governo do Estado do Partido Novo, Ricardo Jobim terá apenas 15 segundos no horário eleitoral. Repete Enéas, que teve o mesmo tempo. Só dava para falar uma frase e concluir com "Meu nome é Enéas".

Miúdas

CORRETORES de imóveis estão otimistas com a tendência de voltar a morar no Centro Histórico da Capital.
LEMBRANDO que são em torno de 25 mil pessoas que moram longe mas trabalham na área.
ALGUNS meteorologistas estão inovando na previsão do tempo. À pergunta "vai chover?", respondem "pode ser".
MUITO modelo matemático e pouca olhada para o céu e vento.
ANOTE estes nomes: propfan ou turbofan. Mistura de turboélice com jato. Está em testes.
CONCEITO dos anos 1970, aviões com propfan atingem velocidade de jato e consumo 20% menor.