Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 08 de Agosto de 2022 às 21:53

O mar que nos cerca


TÂNIA MEINERZ/JC
O mar/Quando quebra na praia/É bonito, é bonito... Na música de Dorival Caymmi tudo é bonito, mas nem sempre quebra na praia, às vezes, quebra na rocha, e sempre a onda se desfaz. A imagem é de um discreto recanto, entre rochas que separam as Praias da Gamboa e da Guarda do Embaú, em Santa Catarina. Registro da fotógrafa Tânia Meinerz feito neste ano.
O mar/Quando quebra na praia/É bonito, é bonito... Na música de Dorival Caymmi tudo é bonito, mas nem sempre quebra na praia, às vezes, quebra na rocha, e sempre a onda se desfaz. A imagem é de um discreto recanto, entre rochas que separam as Praias da Gamboa e da Guarda do Embaú, em Santa Catarina. Registro da fotógrafa Tânia Meinerz feito neste ano.
 

Tiro ao alvo

Começou a temporada de debates, a página mantém a opinião expressa eleição após eleição: debate com mais de três no máximo quatro candidatos não é debate, é briga de foice. Ainda mais quando um só é alvo da pauleira geral. Propostas? Esqueçam. Debate é tiro ao alvo.

Cais Mauá

O BNDES e do Estado do Rio Grande do Sul promovem o Roadshow de Porto Alegre, que ocorrerá presencialmente no dia 16 de agosto no auditório do prédio administrativo da Portos RS, dentro do próprio Cais Mauá. Interessados poderão conhecer o ativo in loco, participando de um evento especial que incluirá passeio náutico pelo Guaíba no Cisne Branco.

A terceira guerra

A "correspondente" da página na cidade alemã de Münster, que significa Monastério em português, uma gaúcha que para lá foi há dezenas de anos, relata que a situação está muito difícil na Alemanha. "A gente anda conforme a música", diz, mas ela e todos os alemães temem o inverno sem o gás russo para calefação.
Tudo está muito caro desde a pandemia, diz ela, e piorou com a guerra da Ucrânia, que liquidou com empresas e empregos que tinham negócios com os dois lados. "Acho que vou voltar ao Brasil", desabafa. O tovarich (camarada, em russo) Putin não é exatamente uma pessoa querida por lá.

O sabre do ministro


Bruno Milan/divulgação/jc
O ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, foi homenageado pelo prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, durante visita ao município. Bento foi surpreendido com um sabre — artefato usado na abertura de espumantes e um dos símbolos da cidade da serra gaúcha.
 

A verdade sem ranço I

Nas últimas semanas, os principais analistas de mercado elevaram substancialmente suas projeções para o crescimento da economia brasileira. A mediana das estimativas de mercado para o crescimento do PIB em 2022, que estava em apenas 0,3% em janeiro, já aumentou para 1,9%. O FMI mais que dobrou suas projeções. A análise é de Carlos dos Santos, do Poder360.

A verdade sem ranço II

O Brasil voltou a ser a 10ª economia do mundo, salienta o jornalista argentino Gustavo Segré para a Revista Oeste. "É o sexto mercado do mundo em recepção de investimentos diretos do exterior, e o índice de desemprego de 9,3% é o menor desde 2015". Muitos brasileiros têm problemas de visão.

Elefante em loja de cristais

A visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA a Taiwan foi mais gasolina na fogueira da região. Nancy Pelosi desobedeceu a regra primeira da geopolítica: em vez da presença de espírito, às vezes, é melhor ausência de corpo.

O mundo é um hospício

Terraplanistas acusam a Nasa de conspiração mundial para provar que o planeta Terra é redondo usando imagens manipuladas. O curioso é que nenhum deles conta que chegou na borda onde tudo fica de cabeça para baixo.

Feliz aniversário

O empresário Cláudio Bier, presidente da Masal e vice-presidente da Fiergs, completou 80 anos. Pai do músico Mano Changes, ele é que dará festa para seus funcionários, no dia 20, em Santo Antônio da Patrulha, sede da empresa.

Real em Gramado

A Marcelo Perna Imóveis de Gramado foi a imobiliária escolhida pela Crédito Real Imóveis para sua atuação em Gramado e região. Marcelo Galvão Perna, CEO da Marcelo Perna, após anos comercializando lançamentos e imóveis de alto padrão, junto com os diretores Doneide Jukalski e Leonardo Julio Perna Neto, assumem a Crédito Real Gramado, já em operação.

O gordo perfeito

José Eugênio Soares falava umas seis línguas, tocava uns sete instrumentos, era bom ator, bom diretor, bom produtor, bom tradutor, bom escritor, bom entrevistador, criou ótimos personagens - tudo o que fazia era bem-feito. Opinião do jornalista Carlos Brickmann, do blog Chumbo Gordo. É um bom epitáfio para Jô. Por sinal, não há quem não lamente sua morte, inclusive o povão.

Silêncio obsequioso

Em uma escalada da ditadura nicaraguense, Daniel Ortega mandou invadir igrejas e fechou rádios católicas. Nenhum protesto da CNBB ou da Santa Madre.

A infelicidade dos pais

Segundo o PoderData, 60% dos pais petistas ficariam "muito tristes" se um filho ou filha casasse com um bolsonarista. No caso de bolsonaristas, o percentual seria de 52%.

Mercado Público

O fechamento de bancas do Mercado Público por falta de pagamento do aluguel bem mostra que o mar não está para peixe, mesmo para este fenomenal centro de compras que nem mesmo fechou durante a pandemia.

Miúdas

ALGUNS Chefs estão usando a expressão "divertir a boca" para definir comida boa.
PELO preço cobrado, diverte a boca e entristece o bolso.
UÉ! Agosto não ia ser seco? Pelo visto, atrasou.
FUNERÁRIA na avenida Goethe vai abrir bem do lado de crematório pet.
QUEM usa a BR-290 brada aos céus com tanta imperícia do motorista urbano na rodovia.
EMIRATES abre inscrições para comissários em Porto Alegre via Fly Right International.