Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 21 de Junho de 2022 às 21:22

O segundo muro


Fernando Albrecht
Além do Muro da Mauá, o Centro Histórico de Porto Alegre mostra um segundo muro, desta vez para proteger o canteiro de obras na avenida Borges de Medeiros entre José Montaury e Andradas, que depois de pronto deverá mostrar outro (e melhor) aspecto. Um benefício extra foi a saída de quase totalidade dos camelôs das calçadas neste mesmo trecho. Caminhar nelas ficou mais civilizado, não precisa driblar os montes de badulaques espalhados no caminho do pedestre.
Além do Muro da Mauá, o Centro Histórico de Porto Alegre mostra um segundo muro, desta vez para proteger o canteiro de obras na avenida Borges de Medeiros entre José Montaury e Andradas, que depois de pronto deverá mostrar outro (e melhor) aspecto. Um benefício extra foi a saída de quase totalidade dos camelôs das calçadas neste mesmo trecho. Caminhar nelas ficou mais civilizado, não precisa driblar os montes de badulaques espalhados no caminho do pedestre.
 

Um cenário maluco I

Se olharmos um mapa do Brasil com as alianças e palanques compartilhados, chega-se à conclusão de que o espectro partidário virou geleia geral, ou uma sopa difícil de ser engolida. Vejam Santa Catarina. O presidente do PDT, Manoel Dias, afirmou que Ciro Gomes, candidato da sigla ao Planalto, deu aval para ele fazer aliança com o PT, o mesmo partido de Lula - Ciro disse que se o petista vencesse a eleição, o Brasil amanheceria convulsionado no dia seguinte.

Um cenário maluco II

Pelo lado do MDB (sem falar nos tucanos...), basta dar uma olhadela no noticiário para constatar que o partido de Ulysses Guimarães está tão coeso quanto um sorvete ao sol. O porém de sempre é que - parece - no Rio Grande do Sul a turma do deixa-disso entrou em campo e deve dar Gabriel Souza na chapa ao Piratini. De modo que se chega à conclusão de que partidos, em termos nacionais, são meros marcos demarcatórios para alianças e interesses pessoais ou de grupos, que uma vez no poder se dissolvem em lutas intestinas.

Assim sendo...

...alguns dirão que isso é normal, que são coisas nossas. Precisamente. Esse é o problema. A maionese já nasce desandada.

Marketing político

O livro "Marketing Político no Brasil" será lançado amanhã, às 17h, no Foyer do Theatro São Pedro. A obra, considerada uma espécie de "bíblia" para o setor, reúne ensaios assinados por seis gaúchos que são referência no assunto: Cassiano Sampaio, Cleber Benvegnú, Fábio Bernardi, Gabriel Corrêa, José Fuscaldo e Tânia Moreira.

Brasil em miniatura

O Boletim da Fundação Perseu Abramo, braço do PT, faz clipping e comenta o que sai nos quatro jornais do centro do País. Nenhuma atenção para os veículos do resto do território nacional, como se o Brasil fossem só dois estados.

Só queria entender

Previsão para o inverno de um instituto de meteorologia oficial é de pouca chuva por causa do La Niña. Antes, previu pouca chuva em junho por causa do La Niña. Como baldeou o que Deus mandava, a explicação foi o La Niña.

Recuerdos de 25

Um registro importante no que diz respeito aos 25 anos da página 3: o nome Começo de Conversa constava em uma lista elaborada pelo jornalista Antônio Goulart, e era o segundo de cerca de 15 nomes por ele sugeridos. Como se diz por aí, bateu de cara.

Família brigadiana

Dando nova vida à Fundação Walter Peracchi de Barcellos, o atual presidente, Roberto Alexandre dos Santos, junto ao vice Ricardo Mauro Agra e o tesoureiro Fabio Sabala visitaram o comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Cláudio Santos Feoli. A Funperacchi foi colocada à disposição para a Família Brigadiana das 9h às 17h.

Feliz aniversário

De uma pequena loja com apenas 45 metros quadrados e um único produto para uma gigante do varejo. A história é da Havan, que completa 36 anos neste mês de junho. A comemoração de aniversário vai acontecer na sexta-feira, quando a varejista inaugura a primeira megaloja no estado do Amazonas, em Manaus.

Sinais

Os primeiros sinais da dualidade partidária começaram há alguns anos. Candidatos escondendo o nome dos seus partidos em mensagens pessoais e releases para a imprensa. Sem querer, querendo.

Miúdas

RARAS vezes se viu o Centro Histórico tão borocochô como na segunda-feira e ontem.
SEGUNDA porque era segunda; ontem por causa da chuva e frio, mais o bolso vazio.
UMA das características dos países latinos sob nova direção é que o povo quer resultados para ontem.
CASO do Chile, cujo presidente Gabriel Boric assumiu com 56% de popularidade e em dois meses caiu para 36%.
NOVAS regras para motociclistas determinam que os capacetes precisam ter um selo de certificação de qualidade.
FELIZ aniversário: Sáloa, Karime, José Naja Neme da Silva & Advogados Associados completam 40 anos de atividades.