A motocicleta se caracteriza pelo estilo irreverente, dinamismo e segurança para o uso diário, sendo lançada por R$ 72.990,00. Com a diminuição de quatro quilos no peso total, resultado do novo chassi, sua pilotagem ficou ainda mais fácil e ágil.
O motor, que também "emagreceu", tem dois cilindros e 803 cm3, estando adaptado à norma de emissões Euro 5. Projetado para favorecer a aceleração suave em todas as rotações, gera potência de 73 cv e torque de 65,2 Nm.
A adoção de acelerador eletrônico, sem cabo, possibilitou a disponibilidade de dois modos de pilotagem, Road e Sport. Há também controle de tração ajustável em quatro níveis de intervenção - recurso que pode ser desativado.
A suspensão da Ducati Scrambler possui garfo invertido de 41 mm e um amortecedor com pré-carga de mola ajustável. O sistema de freios contempla um único disco de 330 mm de diâmetro na dianteira, acionado por uma pinça monobloco de quatro pistões; na traseira, o disco de 245 mm é pressionado por uma pinça de pistão único.