Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 08 de Agosto de 2022 às 17:23

Custo de frete: parâmetros e como otimizar a logística

Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy e mestre em Logística e Engenharia de Transportes pela Poli USP

Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy e mestre em Logística e Engenharia de Transportes pela Poli USP


/RoutEasy/divulgação/jc
Caio Reina
Caio Reina
No setor logístico, ainda que as despesas variem de acordo com cada modelo de entrega, podemos dizer que o custo de frete tem fatores universais e que afetam, diretamente, a margem de lucro das empresas.
Valor do combustível, folha de pagamento, quilômetros percorridos e taxa de ocupação do veículo, por exemplo, são pontos básicos de atenção quando pensamos em reduzir custos logísticos, mantendo um valor competitivo sem prejudicar a margem de lucro. Sendo assim, é necessário pensar em outros parâmetros importantes para o cálculo do custo de frete e de como otimizá-lo de acordo com as necessidades da operação.
Custos fixos X custos variáveis: Para entender todas as despesas que impactam uma operação logística, é preciso separar a base de cálculo em custos fixos e variáveis.
Custos fixos são aqueles que independem do tipo de carga ou da distância percorrida. São eles: custos administrativos, impostos, manutenção preventiva dos veículos, seguros obrigatórios etc. Já os variáveis são os que se alteram de acordo com o tipo de carga transportada, veículo utilizado e distância entre os pontos de entrega. Podemos citar como exemplo o combustível, pedágios, acidentes, depreciação dos veículos e retrabalho. Além disso, alguns serviços de transporte podem exigir demandas muito específicas para carga e descarga, tudo isso deve ser considerado na tarifa cobrada pela transportadora.
Parâmetros importantes para o cálculo da tarifa de transporte rodoviário: Um dos maiores desafios de uma operação logística é atender a uma demanda de entregas cada vez maior considerando três fatores essenciais: a qualidade do serviço prestado, a competitividade de preços e a manutenção da margem de lucro. Para isso, é importante controlar alguns parâmetros que podem ter grande peso no custo do frete. São eles:
Taxa de Gerenciamento de Riscos (GRIS): é essencial, principalmente, no transporte de cargas que têm alto valor agregado e tem o objetivo de cobrir custos com possíveis acidentes, roubo de carga, escolta, manuseio especial para cargas frágeis e qualquer outro fator que garanta a segurança do transporte e do motorista. O cálculo da taxa GRIS também deve considerar o custo de todas as tecnologias necessárias para monitoramento e rastreamento dos veículos, assim como a instalação de dispositivos de segurança.
Taxa de Restrição de Trânsito (TRT): tem o objetivo de cobrir custos adicionais quando a rota inclui municípios com restrição na circulação de alguns veículos. Essa taxa existe porque os percursos acabam sendo maiores por causa dos desvios realizados nas áreas com restrição.
Taxa de Dificuldade de Entrega (TDE): tem o objetivo de ressarcir a transportadora em caso de custos adicionais de uma entrega dificultada por quaisquer motivos, como, por exemplo, recebimento fora do horário comercial, difícil acesso ao local, exigência de uma equipe maior para carga e descarga ou outras necessidades do cliente.
Afinal, qual a importância de otimizar o cálculo do custo de frete? O custo do frete hoje é um importante diferencial de mercado. A conta é simples: se sua empresa cobra muito mais do que a concorrência sem oferecer nenhum serviço especial ou personalizado, você pode perder clientes. Além disso, a eficiência do processo logístico tem sido cada vez mais relevante para a satisfação do cliente, que, com a ajuda da tecnologia, pode escolher o melhor prazo de entrega de acordo com suas necessidades, agendar pedidos e rastrear a remessa em tempo real. Nesse contexto, é essencial que as empresas priorizem a otimização das rotas de entrega para aproveitar melhor seus recursos e diminuir os custos da operação logística. Um software completo de roteirização pode entregar ótimos resultados nesse sentido, apresentando não só as melhores combinações de rotas, mas também o controle em tempo real dos status de cada serviço.
Levando em consideração as diversas restrições da empresa e dos clientes, como janelas de entrega, áreas de circulação permitidas e a jornada máxima de trabalho, por exemplo, o roteirizador também é capaz de otimizar a distribuição de cargas entre veículos aproveitando ao máximo a frota disponível.
 CEO e fundador da RoutEasy
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO