Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

opinião

- Publicada em 16 de Novembro de 2022 às 00:05

Novembro azul no CRCRS

contador Luís Fernando Aloisio, Coordenador da Comissão de Estudos de Auditoria Independente do CRCRS

contador Luís Fernando Aloisio, Coordenador da Comissão de Estudos de Auditoria Independente do CRCRS


/CRCRS/DIVULGAÇÃO/JC
Luís Fernando Aloisio
Luís Fernando Aloisio
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem promove ações que contribuem para o aumento da expectativa de vida na população masculina. A campanha Novembro Azul alerta para a necessidade dos homens retomarem cuidados com a própria saúde, e a classe contábil não poderia perder esta oportunidade, uma vez que os profissionais do sexo masculino representam aproximadamente 57% do número total de contadores no Brasil, conforme dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Pensando na temática, o médico urologista Túlio Meyer Graziottin explanou sobre o assunto. O câncer de próstata (CAP) é o tumor maligno mais frequente na população masculina, excetuando-se os tumores de pele. A próstata é uma glândula que está somente presente nos homens. Existem duas doenças associadas ao envelhecimento da próstata: hiperplasia benigna - aumento benigno com consequente obstrução à micção, e câncer - uma doença com vários subtipos de tumores malignos e de agressividade variável.
Normalmente, o CAP não produz sintomas nas fases iniciais, período em que é curável, enfatizando-se a necessidade do rastreamento da doença. Hoje, o exame de rastreamento para o CAP não é obrigatório, mas recomendado em homens que se interessam por sua saúde. Não há outra maneira de diagnosticar precocemente, porque não há sintomas nessa fase, o que é uma desvantagem em relação à possibilidade de cura.
Se o homem tem um CAP pequeno e não se dá conta, ele vai ficar anos assintomático; no entanto o tumor vai progredindo, chegando um tempo em que a doença se espalha para outros órgãos, situação onde não há mais perspectiva de cura. A comunidade científica recomenda que homens acima de 45 anos ou 40 anos com forte história de câncer de próstata na família sejam submetidos a rastreamento. Não existe ainda uma maneira conhecida de se prevenir o CAP.
Caso o homem na faixa dos 40 aos 70 anos se interessar por sua saúde e quiser saber como está a próstata, deve procurar um urologista que solicitará exames, dentre eles o PSA, um marcador tumoral para CAP, com o objetivo de fazer uma varredura das principais doenças que acometem a faixa etária, bem como o risco existente. Acima de 80 anos, o rastreamento apresenta poucas vantagens porque a próstata envelhece e surgem tumores pouco agressivos.
Há outras doenças que atingem o homem de mais idade, como a hiperplasia da próstata, produzindo sintomas como a dificuldade para urinar, incontinência e micções frequentes. Regularmente, nas consultas que focam a próstata, o urologista procura outras doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, depressão e queixas sexuais.
A longevidade é o somatório de fatores genéticos e ambientais. Algumas coisas podem ser feitas para envelhecer com boa qualidade de vida: manter-se no peso ideal, ter uma alimentação saudável, não fumar, ingerir álcool em quantidade moderada, ter amigos e atividades lúdicas, manter o bom humor, ter uma atividade intelectual, ter uma atividade física e prevenir as doenças de alta mortalidade como hipertensão, diabete, depressão e tumores.
O CRCRS enfatiza à classe contábil, que trabalha em prol da sociedade, a necessidade do autocuidado, da procura por recursos e profissionais especializados, de um diagnóstico precoce e possibilidades melhores de tratamento, mas, principalmente, buscando qualidade de vida de cada indivíduo e da coletividade. Colegas da contabilidade, atentem para sua saúde para continuarem orientando e cuidando da sociedade com seus conhecimentos, zelo, dedicação e ética.
Contador, contador e coordenador da Comissão de Estudos de Auditoria Independente do CRCRS  
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO