Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

congresso nacional

- Publicada em 14 de Junho de 2022 às 03:00

Políticos lamentam caso de desaparecimento e cobram justiça

Políticos brasileiros pediram "respostas" e "investigação rigorosa" sobre o caso do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Os dois estão desaparecidos desde o dia 5 de junho na região do Vale do Javari, oeste do Amazonas.
Políticos brasileiros pediram "respostas" e "investigação rigorosa" sobre o caso do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Os dois estão desaparecidos desde o dia 5 de junho na região do Vale do Javari, oeste do Amazonas.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu "investigação rigorosa". O parlamentar disse que a luta em defesa da Amazônia "perdeu duas pessoas corajosas".
O político também enviou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um pedido de criação de uma Comissão Externa para apurar o caso. Segundo Randolfe, o grupo será responsável por investigar também "o aumento da violência na Amazônia e os ataques às pessoas e associações que trabalham em defesa do Meio Ambiente".
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) "é o responsável e haverá de pagar". O político disse que o Estado "vai empilhando mortes e dores" em um clima de "ódio, golpismo, matança, armas, desprezo pela vida, milícias e omissão intencional". "Mais de 668 mil na pandemia; Genivaldo, no Sergipe, e agora a tragédia no Amazonas", escreveu no Twitter.
Em nota, a Polícia Federal afirma que "não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de serem encontrados os corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips". Ainda de acordo com a nota da PF, "conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos".
A ex-senadora Marina Silva (Rede) pediu amparo de Deus às famílias de Dom e Bruno "neste momento de tanta dor". Para ela, é necessária uma resposta rápida "com a identificação e punição judicial dos culpados". "A área, os povos isolados e seus aliados devem e precisam ser protegidos pelo Estado brasileiro", escreveu.
O presidente Bolsonaro disse ontem que indícios levam a crer que será difícil encontrar o jornalista e o indigenista com vida. Segundo ele, vísceras humanas encontradas nas buscas foram levadas para exames de DNA em Brasília. "Estou acompanhando (as buscas dos corpos). Agora, os indícios levam a crer que fizeram alguma maldade com eles. Foram encontradas vísceras humanas, que já estão aqui em Brasília para se fazer o DNA", disse, em entrevista à rádio CBN Recife.
"E, pelo tempo, já temos aqui oito dias, vai ser muito difícil encontrá-los com vida. Eu peço a Deus que os encontrem com vida, mas os indícios levam para o contrário no momento", acrescentou.
Relembre o caso
? Bruno Pereira e Dom Phillips sumiram em Atalaia do Norte, próximo à Terra Indígena Vale do Javari, uma reserva que sofre com disputas entre tráfico de drogas, madeiras e garimpo ilegal. Um suspeito foi preso e quatro testemunhas foram ouvidas.
? Os dois foram vistos pela última vez por volta das 7h do dia 5, a bordo de um barco, e sumiram no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte (AM), onde eram aguardados por duas pessoas ligadas à Univaja. Após um atraso de mais de duas horas na chegada da dupla, as buscas começaram.
? Bruno trabalhava com ribeirinhos e indígenas da região, afetada pela ação de invasores. Segundo testemunhas, sofria ameaças constantes de garimpeiros, madeireiros e pescadores que atuavam em terras indígenas e, por isso, a falta de contato após um dos deslocamentos foi vista com bastante preocupação.
? Em carta reproduzida pelo jornal O Globo, pescadores prometeram "acertar contas" com o indigenista. Segundi Yura, Bruno sofria ameaças desde quando foi coordenador da Funai em Atalaia do Norte. "Eram ameaças diretas, não mais veladas como acontecia outrora."
? O Ministério Público Federal (MPF), que abriu investigação do caso, acionou Polícia Federal, Polícia Civil, Força Nacional e Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari.
? Paulo Barbosa da Silva, coordenador-geral da Univaja, disse que o repórter inglês fotografou invasores armados que ameaçavam indígenas. Segundo ele, esses homens seriam ligados a Amarildo Pereira, conhecido como Pelado, preso em flagrante na terça-feira passada por posse de drogas e de munição de uso restrito e apontado como suspeito de envolvimento no sumiço. A defesa de Amarildo nega envolvimento dele com o desaparecimento.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO