Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 02 de Janeiro de 2021 às 16:26

Adiló Didomenico toma posse na prefeitura de Caxias do Sul

Adiló Didomenico tomou posse em um cerimônia restrita aos eleitos em razão da Covid-19

Adiló Didomenico tomou posse em um cerimônia restrita aos eleitos em razão da Covid-19


Denerlei Antonioli/Divulgação/JC
O Legislativo de Caxias do Sul deu posse nesta sexta-feira (1) ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB), à vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) e aos 23 vereadores que compõem a XVIII legislatura (2021-2024). A cerimônia foi conduzida pelo parlamentar mais velho, Gilfredo De Camillis, de 71 anos.
O Legislativo de Caxias do Sul deu posse nesta sexta-feira (1) ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB), à vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) e aos 23 vereadores que compõem a XVIII legislatura (2021-2024). A cerimônia foi conduzida pelo parlamentar mais velho, Gilfredo De Camillis, de 71 anos.
A vereadora Denise Pessôa (PT) secretariou os trabalhos. Na Mesa, também marcou presença o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, representando o governador Eduardo Leite.
Em razão da prevenção ao coronavírus, a sessão solene de instalação da nova legislatura ficou restrita aos eleitos e à equipe funcional da Casa e se estendeu por pouco tempo: cerca de 40 minutos (14h10min às 14h50min). A população pôde acompanhar a cerimônia pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) e pelas redes sociais do Parlamento (Facebook e YouTube).
No plenário, todos fizeram juramento da tribuna, nos seguintes termos: “Prometo cumprir a Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul, defender a autonomia municipal e exercer, com honra, lealdade e dedicação, o mandato que me foi conferido pelo povo”. Prefeito, vice e legisladores também entregaram à Mesa cópia do diploma de eleito e da declaração de bens.
Em seguida, houve dois pronunciamentos apenas. Representando os parlamentares, discursou Maurício Marcon (NOVO), que foi o vereador mais votado desta legislatura (5.618 votos). Marcon defendeu a liberdade de expressão e o embate de ideias de forma respeitosa, em busca de soluções à comunidade. “Os 23 vereadores receberam o voto de diferentes segmentos. É o princípio da pluralidade. Todos que aqui estão têm a vontade de ajudar e fazer o melhor por nossa cidade. O povo espera que mantenhamos a coerência do que pregamos, após sermos eleitos”, sublinhou.
Na sequência, foi a vez do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) deixar sua mensagem à sociedade. O chefe do Executivo valorizou o trabalho conjunto dos diferentes poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e do Ministério Público, respeitando suas competências. Sobre a força do Legislativo, lembrou que sua conquista eleitoral à prefeitura vem depois de dois mandatos como vereador. Por isso, garantiu que haverá respeito e diálogo com o Legislativo enquanto ele estiver prefeito.
“Sei que esta Casa não faltará ao debate para colocar Caxias de volta nos trilhos do desenvolvimento. Juntos com os senhores, teremos um papel importante neste momento difícil que vive a cidade, com pandemia e desempregos. O dia a dia cabe ao prefeito e à vice-prefeita, mas as grandes decisões vamos compartilhar com vocês (dirigindo-se aos vereadores). Juntos, vamos errar menos”, avalia o prefeito.
Por fim, ocorreu a foto oficial da legislatura e o presidente da sessão solene de instalação encerrou o ato. De Camillis se deslocou até o Centro Administrativo, para acompanhar a transmissão de cargos do prefeito Flávio Cassina para o prefeito Adiló Didomenico.
Conheça os 23 vereadores de Caxias do Sul que integram a XVIII Legislatura (2021-2024):
Maurício Marcon (NOVO): 5.618 votos
Denise Pessôa (PT): 5.117 votos
Marisol Santos (PSDB): 4.443 votos
Velocino Uez (PTB): 3.753 votos
Gladis Frizzo (MDB): 3.092 votos
Rafael Bueno (PDT): 3.024 votos
Adriano Bressan (PTB): 2.635 votos
Juliano Valim (PSD): 2.606 votos
Felipe Gremelmaier (MDB): 2.487 votos
Ricardo Daneluz (PDT): 2.465 votos
Elisandro Fiuza (Republicanos): 2.433 votos
Estela Balardin (PT): 2.391 votos
Zé Dambroz (PSB): 2.294 votos
Gilfredo De Camillis (PSB): 1.885 votos
Olmir Cadore (PSDB): 1.862 votos
Renato Oliveira (PCdoB): 1.860 votos
Tatiane Frizzo (PSDB): 1.822 votos
Sandro Fantinel (Patriota): 1.756 votos
Maurício Scalco (NOVO): 1.736 votos
Lucas Caregnato (PT): 1.728 votos
Wagner Petrini (PSB): 1.714 votos
Clovis Xuxa (PTB): 1.557 votos
Alexandre Bortoluz – Bortola (PP): 1.316 votos
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO