Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 22 de Dezembro de 2020 às 19:26

Melo anuncia três novos secretários, entre eles o titular da Saúde de Porto Alegre

Melo confirmou os três novos secretários, de perfil técnico, em transmissão pela internet

Melo confirmou os três novos secretários, de perfil técnico, em transmissão pela internet


REPRODUÇÃO/JC
Fernanda Crancio
A principal peça do quebra-cabeças da formação do secretariado do prefeito eleito Sebastião Melo foi encaixada nesta terça-feira (22), com o anúncio do ex-deputado Mauro Sparta como o novo titular da Saúde de Porto Alegre. Médico com mais de 40 anos de atividade e ampla experiência em gestão de saúde, Sparta atualmente atuava como diretor clínico da UPA Moacyr Scliar, e teve o nome referendado por operadores da área durante o dia e apresentado como o condutor de "uma transição sem rupturas para a saúde da Capital". Além dele, também foram confirmados os futuros secretários de Parcerias Estratégicas, Ana Pellini, e de Desenvolvimento Social, Léo Voigt.
A principal peça do quebra-cabeças da formação do secretariado do prefeito eleito Sebastião Melo foi encaixada nesta terça-feira (22), com o anúncio do ex-deputado Mauro Sparta como o novo titular da Saúde de Porto Alegre. Médico com mais de 40 anos de atividade e ampla experiência em gestão de saúde, Sparta atualmente atuava como diretor clínico da UPA Moacyr Scliar, e teve o nome referendado por operadores da área durante o dia e apresentado como o condutor de "uma transição sem rupturas para a saúde da Capital". Além dele, também foram confirmados os futuros secretários de Parcerias Estratégicas, Ana Pellini, e de Desenvolvimento Social, Léo Voigt.
Segundo Melo, a demora no anúncio desses secretários deu-se pela necessidade de construção dos nomes e articulação junto à equipe do futuro governo. Segundo o prefeito eleito, a composição de sua equipe tem sido feita aliando a política e a técnica, mas os "três grandes colaboradores" apresentados mantêm perfil técnico. "Pedimos licença a nossos partidos, são três técnicos, uma construção que veio do prefeito e do vice-prefeito. Muita gente queria que anunciássemos o secretariado três dias depois da eleição, mas para ter gente boa tem que ter construção", destacou o emedebista.
Os novos nomes se somam aos colegas anunciados na segunda-feira (21), e compõem o quadro de 10 secretários apresentados até agora. Segundo Melo, novos nomes ainda devem ser divulgados. "Até dia 30 vamos trabalhar para chegar com toda a equipe montada. A partir de agora é transição, diálogo e muito trabalho", disse.
Embora de perfil técnico, Ana Pellini têm ligação com siglas como PSDB e MDB, tendo sido secretária-geral no governo Yeda Crusius, secretária do Meio Ambiente no governo de José Sartori, e secretaria-executiva do Ministério da Cidadania na gestão Jair Bolsonaro, levada pelo ex-ministro Osmar Terra. Já Sparta foi deputado estadual pelo PSDB e filiado ao DEM. Também dirigiu o Grupo Hospitalar Conceição, onde atuava. Já Voigt, ligado ao terceiro setor, vinha participando dos debates do Vozes da Cidade, seminário que norteará a cartilha de governo da futura gestão.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/12/19/206x137/1_mgr191218soc_engenharia036-8575077.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c1a596540b87', 'cd_midia':8575077, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/12/19/mgr191218soc_engenharia036-8575077.jpg', 'ds_midia': 'A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) realiza o Bom Dia Engenharia que debaterá o tema Burocracia do Governo na Área Ambiental Emperra Investimentos em Novos Empreendimentos.   na foto: Ana Pellini', 'ds_midia_credi': 'MARCELO G. RIBEIRO/JC', 'ds_midia_titlo': 'A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) realiza o Bom Dia Engenharia que debaterá o tema Burocracia do Governo na Área Ambiental Emperra Investimentos em Novos Empreendimentos.   na foto: Ana Pellini', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}Ana Pellini assume a Secretaria de Parcerias Estratégicas. Crédito: Marcelo G. Ribeiro/JC
Ana agradeceu o convite e disse que usará toda a sua experiência para ajudar a fazer "a melhor gestão possível". Ela terá a responsabilidade de tocar as questões que envolvem o Mercado Público e as concessões já estabelecidas para melhorias na iluminação pública e no Parque da Harmonia, além de buscar novas parcerias para a cidade.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/Imagens/Thumbnail_128x128/F_0000059931.JPG', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'F_0000059931.JPG', 'cd_midia':5059931, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/Imagens/F_0000059931.JPG', 'ds_midia': 'LÉO VOIGT-COORDENADOR  DO GRUPO DE VOLUNTÁRIOS DA POLITICA DE PROTEÇÃO A INFÃNCIA E JUVENTUDE', 'ds_midia_credi': 'MAURO SCHAEFER/ARQUIVO/JC', 'ds_midia_titlo': 'LÉO VOIGT-COORDENADOR  DO GRUPO DE VOLUNTÁRIOS DA POLITICA DE PROTEÇÃO A INFÃNCIA E JUVENTUDE', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '554', 'align': 'Left'}Léo Voigt será o titular do Desenvolvimento Econômico. Crédito: Mauro Schaeffer/JC
Já Voigt falou que aceita o desafio e que atuará em equipe e com três principais frentes na proteção ao sistema social: enfrentamento à situação de rua, à pobreza extrema e à fome. "Nos comprometemos a fortalecer e remobilizar o sistema de proteção social e garantia de direitos", disse.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/12/20/206x137/1_mgr201217ghc_ampliacao037-1705151.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5a3a9d27ac735', 'cd_midia':1705151, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/12/20/mgr201217ghc_ampliacao037-1705151.jpg', 'ds_midia': 'Entrevista com a superintendência do GHC, sobre as obras do novo Centro de Oncologia.   na foto: Mauro Sparta, superintendente GHC', 'ds_midia_credi': 'MARCELO G. RIBEIRO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Entrevista com a superintendência do GHC, sobre as obras do novo Centro de Oncologia.   na foto: Mauro Sparta, superintendente GHC', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}Médico com mais de 40 anos de experiência, Mauro Sparta comandará a Secretaria da Saúde. Crédito Marcelo G. Ribeiro/JC
Sparta, por sua vez disse que recebeu a incumbência com muita humildade e ciente do desafio que terá pela frente neste momento pandêmico. "E um desafio imenso e uma responsabilidade muito grande, teremos cuidado com a saúde no mais amplo sentido, vamos nos dedicar profundamente a isso", ressaltou, enquanto Melo enfatizava o discurso de que "economia e saúde devem andar de mãos dadas" na sua gestão.
O vice-prefeito Ricardo Gomes reforçou que os três técnicos engrandecem o governo e se somam à equipe qualificada de sete secretários, anunciada na segunda-feira (21). Melo enfatizou ainda que todas as áreas de governo estão interligadas e que equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico serão fundamentais para o sucesso da gestão e o "giro da economia" da Capital.
Secretários anunciados:
Ana Maria Pellini- Secretaria de Parcerias Estratégicas
Integrante do quadro de carreira do Estado, Ana Pellini é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), instituição onde atua como professora do curso desde 1977. É também mestre em Administração Pública. Natural de Caxias do Sul, é auditora da Secretaria da Fazenda desde 1980. Em 2002 e 2003, foi diretora geral do Tribunal de Justiça. Também foi diretora geral da Secretaria de Segurança Pública, de março de 2004 a abril de 2006, e secretária substituta da pasta de fevereiro a maio de 2007, quando assumiu como diretora Presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Foi secretária estadual de Meio Ambiente durante o governo de José Ivo Sartori e secretária Executiva do Ministério da Cidadania.
Léo Voigt- Secretaria de Desenvolvimento Social
Licenciado e Bacharel em Sociologia, Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), professor universitário e executivo de organizações públicas e privadas na realização de projetos de desenvolvimento e proteção social. Especialista nos temas: Terceiro Setor e Responsabilidade Social Empresarial; Políticas Públicas e Defesa de Direitos; Inclusão Produtiva de Populações Vulneráveis. Foi Presidente da Cruz Vermelha no RS, Diretor da Fundação Mauricio Sirotsky e do Instituto Vonpar, Presidente do GIFE. Atualmente é Diretor Presidente da Cooperativa Mãos Verdes e da Fundação Gerações. Consultor ad hoc do Escritório da UNESCO no Brasil e integrante da Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Mauro Sparta- Secretaria da Saúde
Cirurgião plástico e mastologista, conselheiro da Amrigs, do Cremers e do Simers, atuava atualmente como diretor clínico da UPA Moacyr Scliar. Foi diretor do Grupo Hospitalar Conceição, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, diretor Médico e Clínico do HPS de Canoas e Superintendente Geral do Hospital Parque Belém. Na área política foi deputado estadual (2009-2010), secretário estadual do Meio Ambiente/ (2005- 2006), chefe da Casa Civil Adjunto do Estado (2004), vice- prefeito de Passo Fundo (1997-2004) e secretário municipal de Saúde Passo Fundo (1997), cidade na qual foi Delegado Regional da Saúde (1995-1996).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO