Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 26 de Novembro de 2020 às 21:53

Segundo turno ocorrerá em 57 cidades do País

Protocolo sanitário deve ser respeitado no momento da votação

Protocolo sanitário deve ser respeitado no momento da votação


/LUIZA PRADO/JC
Mais de 38 milhões de eleitores voltam às urnas no domingo para eleger prefeitos de 57 cidades brasileiras em que a disputa será definida no segundo turno. São 18 capitais estaduais e outros 39 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos válidos para se eleger em primeiro turno.
Mais de 38 milhões de eleitores voltam às urnas no domingo para eleger prefeitos de 57 cidades brasileiras em que a disputa será definida no segundo turno. São 18 capitais estaduais e outros 39 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos válidos para se eleger em primeiro turno.
Além de Porto Alegre, também outras 17 capitais terão a disputa definida em segundo turno: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).
O Brasil tem 95 cidades com mais de 200 mil eleitores. Em 37 delas, os prefeitos foram eleitos no último dia 15 de novembro. No Rio Grande do Sul, além da Capital, também Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria terão eleições em segundo turno.
Depois de domingo, apenas um município brasileiro ficará com a escolha do prefeito ainda pendente: Macapá (AP), com mais de 292 mil eleitores. Prejudicada por um apagão elétrico que se estendeu por 22 dias, a cidade terá o primeiro turno das eleições realizado somente no dia 6 de dezembro. A segunda fase da disputa está marcada para o dia 20.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não fazer o primeiro turno em Macapá no próximo domingo devido a uma limitação técnica.
Nas 57 cidades onde haverá segundo turno, o sistema de informática do órgão está preparado para apurar e totalizar os votos atribuídos a apenas dois candidatos. Na capital amapaense, 10 postulantes disputam o primeiro turno das eleições.
Nesta quinta-feira se encerrou o prazo para a realização de reuniões públicas ou comícios com sonorização fixa. Desde terça-feira, os eleitores das 57 cidades onde haverá segundo turno não podem ser presos ou detidos.
As exceções são para os casos de flagrante delito, desrespeito a salvo-conduto e sentença condenatória por crime inafiançável (racismo, tortura, tráfico de drogas, terrorismo, ação de grupos armados) ou hediondo.
O Tribunal Superior Eleitoral manteve para o próximo domingo as mesmas orientações sanitárias contra o coronavírus recomendadas no primeiro turno das eleições. O uso da máscara é obrigatório, e todos devem higienizar as mãos antes e depois de digitar o número do candidato na urna eletrônica. Cada seção eleitoral vai contar com álcool em gel para eleitores e mesários.
A votação ocorre das 7h às 17h, sendo que o horário das 7h às 10h é preferencial ao público idoso. Eleitores devem respeitar a distância mínima de um metro para outras pessoas. Outra recomendação é que cada um leve a sua própria caneta para assinar o caderno de votação, evitando o compartilhamento de objetos. 

Instruções ao eleitor:

Se apresentar febre, não saia de casa
Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizada com adesivos nos chãos).
Se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes.
Permaneça nos locais de votação apenas o tempo suficiente para votar.
Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta. Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirada da máscara.
Se possível, leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
Mostre seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário. O mesário verificará os dados de identificação à distância.
Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que você dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.
Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.
Fonte: TSE
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO