Porto Alegre, sábado, 14 de novembro de 2020.
Dia do Bandeirante.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sábado, 14 de novembro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

ELEIÇÕES 2020

- Publicada em 16h20min, 26/10/2020. Atualizada em 11h33min, 14/11/2020.

Plataforma Vota Cidade permitirá ao eleitor encontrar candidatos a vereador por afinidade

Ferramenta cruza questionários e mostra lista de postulantes com ideias mais próximas do eleitorado

Ferramenta cruza questionários e mostra lista de postulantes com ideias mais próximas do eleitorado


VOTA CIDADE/ REPRODUÇÃO/JC
Fernanda Crancio
Para ajudar os eleitores porto-alegrenses a encontrarem candidatos a vereador que mais se enquadrem a suas ideias e aspirações para o município, a plataforma Vota Cidade oferecerá a possibilidade de cruzamento de interesses e identificação dos representantes de maior afinidade.
Para ajudar os eleitores porto-alegrenses a encontrarem candidatos a vereador que mais se enquadrem a suas ideias e aspirações para o município, a plataforma Vota Cidade oferecerá a possibilidade de cruzamento de interesses e identificação dos representantes de maior afinidade.
Desenvolvido de maneira voluntária e colaborativa pela organização Minha Porto Alegre, em parceria com a Rede Nossas Cidades, a ferramenta está em fase de cadastro dos postulantes à Câmara e deverá ser disponibilizada para consulta da população a partir da primeira semana de novembro.
Com o objetivo de cadastrar cerca de 300 dos mais de 865 candidatos ao Legislativo da Capital, e pelo menos um representante de cada um dos 22 partidos registrados, equipe de voluntários do projeto tem contatado os concorrentes e oferecido a possibilidade de integração à plataforma. 
"A diversidade ideológica que tanto prezamos na proposta já conseguimos obter", comenta Elisa Bonotto, uma das coordenadoras do Vota Cidade em Porto Alegre, sobre o perfil de acessos à ferramenta.
Também lançado em outras quatro cidades do País - Campinas (SP), Americana (SP), João Pessoa (PB) e Recife (PE)-, o site tem acesso gratuito para candidatos e eleitores, e vem sendo desenvolvido desde fevereiro por uma equipe de Campinas, financiado pela Rede e por pessoas físicas que aderiram à proposta, já que todo o trabalho é tocado pelas organizações, sem fins lucrativos.
"A ideia surgiu antes da pandemia. Depois que ela veio, se fortaleceu ainda mais, e a construção nasceu voluntariamente em cinco cidades e três regiões diferentes. Em um ano de recorde de candidaturas como esse, o projeto pode ajudar muito o eleitor a pesquisar e a encontrar quem melhor o representa", destaca Elisa.
O cadastro dos candidatos e eleitores ocorre a partir do análise de um questionário contendo 30 afirmações, com questões variadas sobre políticas públicas para a cidade, e temas como transporte, saneamento, saúde, gestão das prefeituras durante a pandemia, entre outros. As áreas de abordagem foram escolhidas com base em uma pesquisa realizada com o eleitorado, para identificar os temas de maior interesse e que deveriam ser propostos aos candidatos.
As afirmações foram elaboradas em linguagem acessível, e os participantes dizem se concordam ou não com cada enfoque. Depois desse processo, a plataforma cruza as respostas de ambas as partes e gera ao eleitor um ranking dos candidatos que apresentam ideias mais próximas às suas, como um "match", comum em aplicativos de encontros.
A ferramenta também permite ao eleitor pesquisar candidatos por meio de quatro filtros de representatividade, que os identificam por idade, raça, gênero e orientação sexual. Assim, além de facilitar o processo de escolha dos vereadores, o Vota Cidade amplia a possibilidade de representatividade e ajuda o cidadão a qualificar e tornar o voto mais consciente.
Para os candidatos que ainda não se cadastraram na plataforma e têm interesse em fazê-lo, o acesso é gratuito e pode ser feito por meio desse link.

Como funciona o Vota Cidade

  • Candidaturas e eleitores se posicionam sobre assuntos do cotidiano, dizendo se concordam ou discordam com 30 afirmações;
  •  A partir das respostas, a plataforma cruza os dados de quem respondeu mais parecido;
  •  Em poucos minutos, é gerado ao eleitor um ranking de afinidade com determinados candidatos e apresentada uma lista, por ordem de quem respondeu mais parecido, mostrando as candidaturas de maior afinidade.
Comentários CORRIGIR TEXTO