Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 26 de Outubro de 2020 às 16:20

Plataforma Vota Cidade permitirá ao eleitor encontrar candidatos a vereador por afinidade

Ferramenta cruza questionários e mostra lista de postulantes com ideias mais próximas do eleitorado

Ferramenta cruza questionários e mostra lista de postulantes com ideias mais próximas do eleitorado


VOTA CIDADE/ REPRODUÇÃO/JC
Fernanda Crancio
Para ajudar os eleitores porto-alegrenses a encontrarem candidatos a vereador que mais se enquadrem a suas ideias e aspirações para o município, a plataforma Vota Cidade oferecerá a possibilidade de cruzamento de interesses e identificação dos representantes de maior afinidade.
Para ajudar os eleitores porto-alegrenses a encontrarem candidatos a vereador que mais se enquadrem a suas ideias e aspirações para o município, a plataforma Vota Cidade oferecerá a possibilidade de cruzamento de interesses e identificação dos representantes de maior afinidade.
Desenvolvido de maneira voluntária e colaborativa pela organização Minha Porto Alegre, em parceria com a Rede Nossas Cidades, a ferramenta está em fase de cadastro dos postulantes à Câmara e deverá ser disponibilizada para consulta da população a partir da primeira semana de novembro.
Com o objetivo de cadastrar cerca de 300 dos mais de 865 candidatos ao Legislativo da Capital, e pelo menos um representante de cada um dos 22 partidos registrados, equipe de voluntários do projeto tem contatado os concorrentes e oferecido a possibilidade de integração à plataforma. 
"A diversidade ideológica que tanto prezamos na proposta já conseguimos obter", comenta Elisa Bonotto, uma das coordenadoras do Vota Cidade em Porto Alegre, sobre o perfil de acessos à ferramenta.
Também lançado em outras quatro cidades do País - Campinas (SP), Americana (SP), João Pessoa (PB) e Recife (PE)-, o site tem acesso gratuito para candidatos e eleitores, e vem sendo desenvolvido desde fevereiro por uma equipe de Campinas, financiado pela Rede e por pessoas físicas que aderiram à proposta, já que todo o trabalho é tocado pelas organizações, sem fins lucrativos.
"A ideia surgiu antes da pandemia. Depois que ela veio, se fortaleceu ainda mais, e a construção nasceu voluntariamente em cinco cidades e três regiões diferentes. Em um ano de recorde de candidaturas como esse, o projeto pode ajudar muito o eleitor a pesquisar e a encontrar quem melhor o representa", destaca Elisa.
O cadastro dos candidatos e eleitores ocorre a partir do análise de um questionário contendo 30 afirmações, com questões variadas sobre políticas públicas para a cidade, e temas como transporte, saneamento, saúde, gestão das prefeituras durante a pandemia, entre outros. As áreas de abordagem foram escolhidas com base em uma pesquisa realizada com o eleitorado, para identificar os temas de maior interesse e que deveriam ser propostos aos candidatos.
As afirmações foram elaboradas em linguagem acessível, e os participantes dizem se concordam ou não com cada enfoque. Depois desse processo, a plataforma cruza as respostas de ambas as partes e gera ao eleitor um ranking dos candidatos que apresentam ideias mais próximas às suas, como um "match", comum em aplicativos de encontros.
A ferramenta também permite ao eleitor pesquisar candidatos por meio de quatro filtros de representatividade, que os identificam por idade, raça, gênero e orientação sexual. Assim, além de facilitar o processo de escolha dos vereadores, o Vota Cidade amplia a possibilidade de representatividade e ajuda o cidadão a qualificar e tornar o voto mais consciente.
Para os candidatos que ainda não se cadastraram na plataforma e têm interesse em fazê-lo, o acesso é gratuito e pode ser feito por meio desse link.

Como funciona o Vota Cidade

  • Candidaturas e eleitores se posicionam sobre assuntos do cotidiano, dizendo se concordam ou discordam com 30 afirmações;
  •  A partir das respostas, a plataforma cruza os dados de quem respondeu mais parecido;
  •  Em poucos minutos, é gerado ao eleitor um ranking de afinidade com determinados candidatos e apresentada uma lista, por ordem de quem respondeu mais parecido, mostrando as candidaturas de maior afinidade.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO