Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 07 de Abril de 2020 às 03:00

Parlamento levará a Leite pedido da Fecomércio para retomar atividades

Apresentado em videoconferência do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, na tarde desta segunda-feira, o protocolo de funcionamento dos estabelecimentos comerciais elaborado pela Fecomércio RS será encaminhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), ao governador Eduardo Leite (PSDB).

Apresentado em videoconferência do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, na tarde desta segunda-feira, o protocolo de funcionamento dos estabelecimentos comerciais elaborado pela Fecomércio RS será encaminhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), ao governador Eduardo Leite (PSDB).

O objetivo do documento da entidade é orientar empresários do setor de comércio, serviços e turismo sobre formas de evitar o contágio do coronavírus dentro dos estabelecimentos, com destaque para a intensificação do uso de máscaras, e servir de base para que Leite reavalie a política de fechamento das atividades comerciais no Rio Grande do Sul, por meio de uma retomada gradativa.

No material, os empresários são esclarecidos sobre o vírus e suas consequências no organismo dos infectados e no sistema de saúde. Também são sugeridas medidas de prevenção destinadas aos trabalhadores e ao público dentro dos estabelecimentos (veja as principais medidas abaixo). "Esperamos retomar as atividades o mais breve possível, dentro do protocolo de segurança que está sendo apresentado, mas quem vai decidir são as autoridades de saúde", comentou o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, na quarta reunião do Fórum.

O presidente da Assembleia comentou que a proposta da Fecomércio, com protocolos a serem cumpridos e recomendação para o uso de máscaras, traça um caminho a ser seguido para contribuir à retomada gradual dos serviços, com os devidos cuidados com a saúde da população. Segundo ele, há distorções, especialmente nas pequenas cidades, onde a mobilidade se dá de forma diferente: a pé, de bicicleta, de carro.

"Vamos levar ao governo do Estado este protocolo técnico elaborado pela Fecomércio, que estabelece regras e critérios de saúde para que possamos avançar na busca do retorno gradual de áreas do comércio e serviços, respeitando as recomendações sanitárias. Também levaremos adiante as manifestações dos colegas deputados no sentido de aumentar a transparência na divulgação das bases técnicas e na ampliação do comitê de crise", informou.

Polo finalizou dizendo que o Parlamento seguirá cumprindo com a missão de ouvir o sentimento da sociedade, preocupado com a cadeia alimentar e com a avaliação imediata dos protocolos para a retomada dos setores produtivos, do comércio, serviços e indústria, observando os cuidados com a saúde da população. "O desemprego afeta o bem-estar da população, provoca fome e aumenta a criminalidade, fatores que colocam em risco a vida das pessoas", analisou.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO