Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 23 de Dezembro de 2019 às 03:00

Maioria dos brasileiros quer educação gratuita a todos

A maior parte dos brasileiros acha que o Estado deve oferecer educação gratuita a todos, inclusive a quem pode pagar, segundo pesquisa Datafolha.
A maior parte dos brasileiros acha que o Estado deve oferecer educação gratuita a todos, inclusive a quem pode pagar, segundo pesquisa Datafolha.
A declaração vale para 79% no que se refere ao ensino fundamental e médio, 70% no caso das creches e 67% para o ensino superior. A pesquisa indica que a parcela de brasileiros que considera que a educação só deve ser gratuita para quem não pode pagar varia de 18% no caso do ensino fundamental para 29% no ensino superior.
A opinião de que é obrigação do governo oferecer educação é consenso entre todos os segmentos da população, independentemente de escolaridade, renda, idade, região, gênero, raça, posição política e avaliação da gestão Bolsonaro.
Mas os menos escolarizados, mais pobres, mais velhos e mais à direita são os que mais defendem que a educação seja gratuita apenas para quem não pode pagar.
A Constituição garante a gratuidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas universidades públicas. Só os cursos de especialização podem ser pagos.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, já se manifestou de forma contrária ao pagamento na graduação das universidades, por enquanto, mas defende a cobrança por cursos de pós-graduação.
Mestrados e doutorados, hoje, não podem ser cobrados. A exceção é apenas para especializações lato sensu.
Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discordou do ministro, se colocando contra mensalidades tanto da graduação quanto da pós-graduação. Para o presidente, a cobrança nas federais poderia levar alunos de alta renda a sair do país para estudar.
O Datafolha ouviu 2.948 pessoas em todo o país nos dias 5 a 6 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO