Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 26 de Agosto de 2019 às 03:00

Atos pró-Moro e Dallagnol atacam projeto de abuso de autoridade

Em frente ao Congresso Nacional, um grande boneco do super-homem trazia o rosto de Moro, em meio ao público vestido de verde e amarelo

Em frente ao Congresso Nacional, um grande boneco do super-homem trazia o rosto de Moro, em meio ao público vestido de verde e amarelo


VEM PRA RUA/FACEBOOK/DIVULGAÇÃO/JC
Ao menos 12 estados e o Distrito Federal realizaram neste domingo (25) manifestações contra o projeto de lei de abuso de autoridade, que foi aprovado pelo Congresso e aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Ao menos 12 estados e o Distrito Federal realizaram neste domingo (25) manifestações contra o projeto de lei de abuso de autoridade, que foi aprovado pelo Congresso e aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Foram registrados atos em todas as regiões do País. No Sudeste, ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No Sul, houve manifestação em Curitiba (PR), enquanto no Centro-Oeste os atos foram realizados em Goiás e no Distrito Federal.
Já no Nordeste, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas registraram manifestações, enquanto no Norte do País Belém (PA) sediou protestos.
As manifestações foram convocadas por grupos como o Vem pra Rua, que pediam que o presidente vete o projeto sobre abuso de autoridade, mas não só isso. Os atos também pedem a indicação do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, à Procuradoria-Geral da República (PGR), o impeachment do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a manutenção da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e declaram apoio ao ministro Sérgio Moro, da Justiça, e ao governo Bolsonaro.
No dia 14, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que endurece punições por abuso de autoridade de agentes públicos, entre eles juízes e promotores. Para Dallagnol, o combate à corrupção no país está sob ataque por parte dos três poderes da República.
Em entrevista à Gazeta do Povo na quinta-feira passada, ele disse que a Lava Jato e todos os mecanismos anticorrupção do Brasil estão ameaçados por ações do Congresso, do STF e do governo Bolsonaro. "A gente vê um movimento amplo (de enfraquecimento do combate à corrupção). Não é um movimento restrito, não é uma pessoa ou duas. A gente vê um movimento que engloba o Legislativo, o Executivo e o Judiciário", disse.
O projeto aprovado, que só depende da sanção de Bolsonaro - já passou pelo Senado -, determina a configuração de crime de abuso de autoridade de quem obtiver prova por meio ilícito ou pedir investigação contra alguém sem indícios de crime, entre outras.
Em São Paulo, o ato na avenida Paulista contou com um boneco gigante do ex-juiz com a frase "Mexeu com o Moro, mexeu com o povo brasileiro".
Já no Rio de Janeiro, a orla da praia de Copacabana foi o palco da manifestação, enquanto em Belo Horizonte a praça da Liberdade, tradicional ponto de atos, abrigou o protesto deste domingo (25). Em Vitória, a manifestação ocorre nesta tarde, na praia de Camburi.
No Nordeste, o ato em Salvador ocorreu no Farol da Barra, de manhã, com caminhada até o Morro do Cristo. Em Maceió, também durante a manhã, aconteceu na praça Vera Arruda.
Já em São Luís, a rua em frente à sede da Polícia Federal reuniu os manifestantes por cerca de duas horas. Recife teve a avenida Boa Viagem como cenário do ato e, em Natal, a manifestação aconteceu no bairro Tirol.
Em Brasília, o palco foi o gramado em frente ao Congresso. Um grande boneco do super-homem trazia o rosto de Moro, em meio ao público vestido de verde e amarelo. Também no Centro-Oeste, a manifestação em Goiânia acontece na tarde deste domingo (25), com caminhada a partir da sede da PF.
Em Curitiba, capital da Lava Jato, a concentração ocorreu na Boca Maldita e, em Belém, uma caminhada iniciada na avenida Presidente Vargas marcou o protesto.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO