Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 19 de Agosto de 2019 às 03:00

Delegado da Receita no Rio relata interferência de 'forças externas'

Em mensagem a colegas, o delegado da alfândega do porto de Itaguaí (RJ), José Alex Nóbrega de Oliveira, fez uma acusação de pressões e interferências políticas na Receita Federal. 
Em mensagem a colegas, o delegado da alfândega do porto de Itaguaí (RJ), José Alex Nóbrega de Oliveira, fez uma acusação de pressões e interferências políticas na Receita Federal. 
Itaguaí, região metropolitana do Rio de Janeiro, tem sido palco de uma crise entre auditores da Receita e o governo. "Venho relatar o que está ocorrendo, pois existem forças externas que não coadunam com os objetivos de fiscalização da RFB (Receita Federal do Brasil), pautados pelo interesse público e defesa dos interesses nacionais", escreveu Oliveira.
Ele declarou ter sido surpreendido há cerca de três semanas, quando o superintendente da Receita no Rio de Janeiro, Mario Dehon, o teria informado que havia uma indicação política para assumir a alfândega do porto. Dehon, contudo, não teria concordado com a pressão do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para substituir Oliveira por um auditor com pouca experiência para o cargo. Por isso, o superintendente, agora, corre o risco de ser exonerado do posto "em represália a essa atitude", diz a nota.
Bolsonaro tem reclamado publicamente da atuação da Receita Federal e teria partido do próprio presidente o pedido para substituição na delegacia da alfândega do porto de Itaguaí e outros postos da Receita.
O auditor conta, ainda, que a Receita Federal tinha dificuldades em encontrar quem quisesse assumir a função. O cargo está ligado a investigações de ilícitos praticados por milícias. A Receita Federal está sob pressão, e, por isso, o governo estuda até uma reestruturação no órgão.
O Planalto não se manifestou sobre o caso.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO