Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 27 de Fevereiro de 2019 às 01:00

Morre Paulo Nogueira Neto, pioneiro da proteção ambiental

O professor emérito de Ecologia da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Nogueira Neto, um dos patronos do ambientalismo no Brasil, morreu aos 96 anos, nesta segunda-feira.
O professor emérito de Ecologia da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Nogueira Neto, um dos patronos do ambientalismo no Brasil, morreu aos 96 anos, nesta segunda-feira.
Secretário especial de Meio Ambiente entre 1973 e 1985, em um órgão criado pelo governo militar que seria o embrião do Ministério do Meio Ambiente, Nogueira Neto foi responsável por introduzir no País a agenda da conservação da natureza, criando 26 estações ecológicas e áreas de proteção ambiental (APAs), em um total de 3,2 milhões de hectares protegidos, em uma época em que o discurso oficial era desenvolvimentista e pregava o avanço, em especial sobre a Amazônia.
Nogueira Neto também deu origem a alguns marcos regulatórios, como a Política do Meio Ambiente, de 1981, que criou o Conselho Nacional do Meio Ambiente. Ainda na década de 1980 foi um dos dois únicos representantes da América do Sul na Comissão Brundtland, da Organização das Nações Unidas (ONU), onde foi cunhado o conceito de desenvolvimento sustentável.
Com formação em Direito e História Natural, o pesquisador, que criaria o Departamento de Ecologia da USP, iniciou sua carreira na área investigando abelhas sem ferrão, após ganhar uma colmeia do sogro. 
"Faleceu nosso mais antigo e respeitado ambientalista", publicou na segunda no Instagram o atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Novo).
Nogueira Neto também foi um dos primeiros no Brasil a falar abertamente sobre o risco das mudanças climáticas. "Ou se controlam as emissões de gás ou teremos problemas seríssimos daqui para frente, não só com as tempestades." E dava a receita. "Só há uma maneira prática de parar esse processo, que é plantar floresta, que é capaz de retirar carbono da atmosfera. E o custo do reflorestamento é de quem gera carbono."
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO