Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 12 de Fevereiro de 2019 às 01:00

Com ingresso do DEM na base, Marchezan forma maioria no Legislativo

Bruna Suptitz
Com a confirmação do ingresso do DEM na base do governo de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) na Câmara de Vereadores, o prefeito conta agora com 19 vereadores aliados. O partido tem três representantes do Legislativo: Reginaldo Pujol, Nelcir Tessaro e Cláudio Conceição.
Com a confirmação do ingresso do DEM na base do governo de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) na Câmara de Vereadores, o prefeito conta agora com 19 vereadores aliados. O partido tem três representantes do Legislativo: Reginaldo Pujol, Nelcir Tessaro e Cláudio Conceição.
O número de integrantes da base representa maioria absoluta - primeiro número inteiro acima da metade de vereadores, 36. Este é o número de votos necessário para aprovar projetos de lei complementar, como é o caso do projeto que altera a planta de valores do Imposto sobre propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A participação do DEM reflete novo momento do partido na Câmara, com a saída de Dr. Thiago Duarte, agora deputado estadual. Duarte foi um dos principais opositores dos projetos do Executivo que propunham alterações na carreira e na Previdência dos servidores. Além disso, o partido conquistou mais uma cadeira após o falecimento de Tarciso Flecha Negra, do PSD. Com isso, Marchezan terá um aliado na presidência da casa em 2020, que será exercida por Reginaldo Pujol.
A base já havia crescido no fim do ano passado, quando o MDB também oficializou o ingresso, embora já acompanhasse o governo na maioria votações, conforme mostrou levantamento realizado pelo Jornal do Comércio em janeiro. Os partidos da situação são PSDB, PP, PTB, REDE, PSC, MDB e DEM. A composição do Legislativo conta ainda com sete vereadores no bloco de oposição, formado por PT e PSOL, e 10 vereadores que se declaram independentes, do PSB, PRB, SDD, NOVO, PDT e PROS.
Para esse ano, voltam ao debate no Legislativo projetos considerados prioritários pelo prefeito. Discutida desde o primeiro ano da gestão, a revisão da planta de valores do IPTU é considerada a proposta de maior impacto da atual gestão e nem chegou a ser apreciada em 2018 - na ocasião, o governo retirou o projeto da pauta de votação com receito de não ter os votos necessários.
A outra matéria é a que altera a carreira dos servidores, derrotada em plenário no ano passado. A principal vitória do Executivo na Câmara em 2018 foi a aprovação do POA/Prev, que institui a Previdência Complementar para os municipários. Para 2019, além destes projetos, Marchezan sinalizou que apresentará outros que também modificam o plano de carreira.
JC
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO