Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 05 de Fevereiro de 2019 às 01:00

Após atrito com Renan, Onyx busca diálogo com MDB

Ministro diz que 'MDB do bem' ajudará o País a reencontrar o futuro

Ministro diz que 'MDB do bem' ajudará o País a reencontrar o futuro


/Antonio Cruz/Agência Brasil/JC
Após ter se indisposto com o senador Renan Calheiros (MDB-AL) na disputa à sucessão do Senado, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse, nesta terça-feira, que buscará diálogo com a bancada do MDB.
Após ter se indisposto com o senador Renan Calheiros (MDB-AL) na disputa à sucessão do Senado, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse, nesta terça-feira, que buscará diálogo com a bancada do MDB.
Em entrevista à Rádio CBN, o ministro afirmou que combinou uma conversa com os senadores Fernando Bezerra (PE) e Eduardo Braga (AM), ambos filiados à sigla e aliados de Renan Calheiros, e ressaltou que o MDB tem uma "história muito importante" no País.
"É importante a gente ter um dialogo com o MDB, por tudo o que fez na história do País. Na Câmara e no Senado, em dezembro e janeiro, tive boas conversas com líderes da sigla", disse. "O governo tem uma postura de absoluto diálogo, e a gente não entrou na questão do bate-boca", acrescentou.
O ministro disse, ainda, não ter dúvidas de que o "MDB do bem" irá ajudar o governo em propostas de interesse do País. Ele não explicou, contudo, quem faria parte desse grupo.
"Não tenho dúvida de que o MDB do bem, vamos dizer assim, vai ajudar para que o País se reencontre com o seu futuro", ressaltou. Apesar do aceno à bancada da sigla, o ministro fez críticas a Renan, ressaltando que ele deve a sua reeleição no ano passado ao PT. Segundo ele, o último plano petista era fazer da mesa do Senado uma espécie de resistência ao novo governo.
O ministro se envolveu pessoalmente na candidatura de Davi Alcolumbre (DEM-AP), adversário de Renan Calheiros e que acabou sendo eleito presidente do Senado no fim de semana. O episódio irritou boa parte da bancada do MDB, a maior da Casa. 
Em seu quarto mandato como senador, Renan tem interlocução tanto com a direita quanto com a esquerda e é avaliado como um articulador hábil. Para auxiliares de Bolsonaro, é preocupante tê-lo como adversário, sobretudo no momento em que o governo elegeu a reforma previdenciária como sua prioridade em início de gestão.
Alguns assessores governistas calculam que Alcolumbre não terá condições de entregar com a mesma velocidade que Renan a aprovação de projetos considerados prioritários por ter pouca experiência em articulação. 
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO