Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 02 de Janeiro de 2019 às 22:45

Mônica Leal assume hoje a presidência da Mesa Diretora do Legislativo de Porto Alegre

Acontece hoje, no Plenário Otávio Rocha, a cerimônia de posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre. Marcado para às 15h, no evento também assumirão os vereadores que compõem as seis comissões permanentes da casa.
Acontece hoje, no Plenário Otávio Rocha, a cerimônia de posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre. Marcado para às 15h, no evento também assumirão os vereadores que compõem as seis comissões permanentes da casa.
A presidente do Legislativo da Capital do Rio Grande do Sul neste ano será Mônica Leal (PP). A parlamentar assume como representante da Câmara após ser vice-presidente durante o ano de 2018, tendo presidido diversas sessões na ausência do presidente do último exercício, o vereador Valter Nagesltein (MDB).
Mônica considera esse período como uma "aula prática", pois "ser vereadora é uma coisa, mas a presidência da Câmara é diferente. Tem a função de administrar, representar o plenário, orientar o processo administrativo, representar externamente a Câmara".
A futura presidente é a quarta mulher a assumir a presidência da casa durante os 245 anos de Câmara porto-alegrense, e "a primeira de direita. As outras eram de esquerda, do PT. É uma novidade", comentou Mônica, lembrando da "ainda acanhada" presença feminina na política destacando que dos 36 vereadores do parlamento, apenas quatro são mulheres - sendo que duas delas foram eleitas deputada federal e estadual nas eleições passadas.
A Mesa Diretora é completada por Reginaldo Pujol (DEM), que será o primeiro vice-presidente; Mendes Ribeiro (MDB), que será o segundo vice; Alvoni Medina (PRB), primeiro secretário; Paulo Brum (PTB), segundo secretário; e Paulinho Motorista, terceiro secretário. Também tomarão posse os componentes das seis comissões permanentes, eleitos, assim como a Mesa Diretora, por maioria absoluta. Mesmo que os presidentes da comissão só sejam eleitos nas primeiras reuniões dos grupos, um acordo já definiu quem estará à frente de cada uma delas.
Ricardo Gomes (PP) presidirá a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Airto Feronato (PSB), a de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor); Dr. Goulart (PTB), a de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab); Alex Fraga (PSOL), a de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece); Moisés Barboza (PSDB), a de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh); e André Carús (MDB), a de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam).
Ainda hoje, será eleita a comissão representativa, que é um colegiado formado por 19 vereadores e é responsável por representar o Parlamento em alguma eventual convocação nos períodos de recesso.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO