Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 13 de Novembro de 2018 às 01:00

Não há espaço para aventuras exóticas, diz Villas Bôas sobre militares no Brasil

A eleição de Jair Bolsonaro (PSL) como próximo presidente do Brasil não representa a volta dos militares ao poder. Foi o que disseram representantes do alto escalão das Forças Armadas em reportagem publicada ontem no jornal Financial Times.
A eleição de Jair Bolsonaro (PSL) como próximo presidente do Brasil não representa a volta dos militares ao poder. Foi o que disseram representantes do alto escalão das Forças Armadas em reportagem publicada ontem no jornal Financial Times.
"Os militares estão ausentes da política desde 1985, depois do fim do governo militar, e é assim que eles pretendem se manter, independente de o presidente eleito ser um capitão reformado do nosso Exército Brasileiro", disse Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército.
A retórica de Bolsonaro, que expressa admiração pelo regime militar, e a abertura de espaço para oficiais das Forças Armadas na equipe de transição e no seu futuro governo, são vistas como indícios de um retorno dos militares à política. E também de uma possível guinada a um regime autoritário.
Villas Bôas descarta esse cenário e diz que o Brasil é um país politicamente maduro, com instituições fortes. "O Brasil não se tornará um país fascista. Isso não é da nossa natureza. As Forças Armadas adotaram o eixo democrático da Constituição Federal. Não há espaço para aventuras exóticas".
O comandante do Exército também foi questionado sobre o tema pela Folha de S.Paulo, em entrevista publicada no domingo. Villas Bôas disse que Bolsonaro "é muito mais um político" do que militar e também descartou seu governo como uma volta das Forças Armadas ao poder.
"Alguns militares foram eleitos, outros fazem parte da equipe dele, mas institucionalmente há uma separação. E nós estamos trabalhando com muita ênfase para caracterizar isso, porque queremos evitar que a política entre novamente nos quartéis".
No entanto, o comandante do Exército admitiu que o apelo de parte da população por uma volta dos militares ao poder se deve ao fato de as Forças Armadas representarem um repositório de valores mais conservadores. "Fiquei com a sensação de que a eleição do Bolsonaro liberou uma energia, algum nacionalismo que estava latente e que não podia ser ser expresso. Só podia haver nacionalismo de Copa do Mundo, seleção brasileira. Nesse sentido, acho a eleição positiva".
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO