Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 17 de Outubro de 2018 às 01:00

Para eleitores, Bolsonaro representa ricos e Haddad, pobres, diz Ibope

A pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira perguntou aos eleitores que candidato à presidência melhor representa os interesses de 10 setores da sociedade.
A pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira perguntou aos eleitores que candidato à presidência melhor representa os interesses de 10 setores da sociedade.
Segundo o Ibope, 65% dos entrevistados consideram que Jair Bolsonaro (PSL) representa melhor os interesses dos ricos - mesmo percentual de eleitores que veem no militar a defesa dos empresários. Na pesquisa, 22% citaram Fernando Haddad (PT) como representante dos mais abastados e 23%, dos donos dos meios de produção. Para 5%, nenhum dos dois defende tais classes. 
O petista tem 12 pontos de dianteira sobre o adversário na defesa dos interesses dos mais pobres, segundo a pesquisa. Haddad soma 50% e Bolsonaro, 38%, ao passo que 7% não enxergam nos dois um representante. 
Eleitorado-chave nesta eleição, as mulheres têm o ex-prefeito de São Paulo como melhor representante, de acordo com o levantamento. Haddad tem 48% face a 37% do rival na defesa delas. Outras 7% citaram "nenhum dos dois". Tanto mulheres quanto homens responderam a estas perguntas do Ibope.
Em termos numéricos, Bolsonaro está à frente de Haddad nos interesses da agricultura (42% a 40%). A margem de erro de dois pontos percentuais, porém, os coloca em empate técnico nesta pauta. O mesmo ocorre na defesa do meio ambiente. O militar tem 40% ante 39% do petista, e 10% destacam não ver nenhum dos dois como representante da pauta.
O levantamento mostrou que os jovens são mais representados por Bolsonaro, 46% a 39%, e os trabalhadores, por Haddad, 47% a 42%. Nestes dois estratos, 6% não consideram nenhum dos dois à frente na representação dos interesses. 
Bolsonaro fica 26 pontos na dianteira quando a pergunta é sobre interesses dos bancos. Tem 54% enquanto o adversário, 28%. O petista é considerado melhor representante dos aposentados, 44% a 39% - neste quesito, 9% não enxergaram representante na disputa.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO