Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 24 de Setembro de 2018 às 01:00

Haddad e Ciro fazem agenda no Nordeste

Ciro diz que é único candidato nordestino

Ciro diz que é único candidato nordestino


REPRODUÇÃO FACEBOOK/JC
Segundo e terceiro colocados nas pesquisas de intenção de voto ao Planalto, Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) visitaram o Nordeste neste domingo. O petista fez campanha em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), e Ciro, em Teresina (PI).
Segundo e terceiro colocados nas pesquisas de intenção de voto ao Planalto, Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) visitaram o Nordeste neste domingo. O petista fez campanha em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), e Ciro, em Teresina (PI).
Haddad reforçou o apelo a eleitores de baixa renda e repetiu discurso usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu padrinho político; ele disse que nos governos de seu partido, "pobre se tornou cidadão". Haddad, que foi ministro da Educação de Lula, afirmou que "o Brasil atrasou muito" o acesso ao Ensino Superior e que a defasagem foi corrigida pela sigla. "Se não fosse um nordestino sem curso superior, isso não teria acontecido até hoje. Aliás, não é só na universidade. O pobre entrou no avião, entrou no restaurante, entrou no banco, porque o pobre se tornou cidadão, como tem que ser", declarou. 
O petista adota discurso apaziguador na reta final do primeiro turno para tentar fazer frente a Jair Bolsonaro (PSL), com quem pode se enfrentar na segunda etapa da disputa. "Vejo os outros candidatos fazendo ataques, e a nossa campanha é só proposição, só amor, só paz, que é o que o brasileiro quer."
Haddad desembarcou em Petrolina na manhã de domingo. Depois seguiu para Juazeiro. "Assumimos o compromisso de recuperar as nascentes do rio São Francisco. Rio generoso que está dando água para todo o Nordeste, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará. Todo o Nordeste está sendo irrigado pelo São Francisco", disse o petista.
Ciro aproveitou para se posicionar como "o único candidato nordestino" e alfinetou o rival Haddad, dizendo que o Brasil não pode ter "um presidente por procuração". Com elogios ao ex-presidente Lula, que tem alta popularidade na região, Ciro lembrou que foi ministro do petista, e disse que "nunca precisou usar o nome do Lula para garantir a vitória nas eleições".
Ciro Gomes caminhou pelo entorno do mercado público do bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina. "As melhores propostas podem ser basicamente resumidas em duas frases: trabalho para os pais e educação para os filhos", disse o candidato, voltando a falar sobre sua proposta para quitar os débitos de consumidores no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). "Precisamos retomar o desenvolvimento. Ajudar as famílias a se livrarem do SPC e esse é um projeto que eu tenho bem estudado. Precisamos restaurar a condição de financiamento empresarial, reestruturando com o Bndes (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o Banco do Brasil e a Caixa Econômica a condição estrangulada das empresas brasileiras."
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO