Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 20 de agosto de 2018.
Dia do Maçom.

Jornal do Comércio

Política

COMENTAR | CORRIGIR

Eleições 2018

Edição impressa de 20/08/2018. Alterada em 20/08 às 01h00min

Candidatos ao governo gaúcho têm presença nas ruas e nas redes

Rossetto fez uma caminhada no Parque Farroupilha com apoiadores

Rossetto fez uma caminhada no Parque Farroupilha com apoiadores


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
Marcus Meneghetti
Enquanto alguns candidatos ao governo do Estado optaram pelo contato direto com os eleitores no primeiro fim de semana da campanha eleitoral de 2018, outros preferiram interagir com o eleitorado pelas redes sociais. Por exemplo, Roberto Robaina (PSOL) e Miguel Rossetto (PT) conversaram com os transeuntes que passeavam pelo Brique da Redenção neste domingo; Mateus Bandeira (Novo), por outro lado, passou 24 horas ao vivo no Facebook falando sobre suas ideias.
Como as campanhas acabaram sendo barateadas pela nova legislação eleitoral, que não só impôs um limite de gasto, mas também proibiu as doações de empresas, o contato direto com os eleitores se tornou imprescindível. Além disso, a proibição de cavaletes e a restrição dos carros de som estimularam ainda mais os postulantes ao Palácio Piratini a ficar cara a cara com os eleitores.
Por isso, não eram só os artistas de rua ou os vendedores de antiguidades que disputavam a atenção das pessoas que aproveitaram o dia ensolarado e quente na rua José Bonifácio, mas também os candidatos. 
No meio de militantes munidos de folhetos e bandeiras, Robaina; sua vice, Camila Goulart (PSOL); e outros candidatos da coligação PSOL-PCB conversaram com os passantes. O candidato do PSOL destacou que "é importante conversar com a população para mostrar que existe uma alternativa independente dos grandes empresários, e que vai governar para o povo".
Rossetto participou de uma caminhada pela rua do brique. Além dos militantes e demais candidatos da coligação PT-PCdoB, estavam presentes a candidata à vice-presidência Manuela d'Ávila (PCdoB) e o ex-governador Olívio Dutra (PT, 1999-2002). Eles também conversaram com os passantes e distribuíram panfletos.
Explorando outra possibilidade - a internet, onde deve se concentrar a campanha deste ano, por abrir mais possibilidades -, Mateus Bandeira optou por fazer uma transmissão ao vivo no Facebook. Aliás, não foi uma live qualquer. Durou 24 horas. O ato, inspirado em um personagem do seriado norte-americano House of Cards, foi uma estratégia para compensar o escasso tempo de propaganda no rádio e na TV: apenas sete segundos.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/08/19/206x137/1_mateus_bandeira__novo__transmitiu_uma_live_pela_internet_para_apresentar_propostas___foto_eduardo_peixoto-8440846.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b79d9dce7a82', 'cd_midia':8440846, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/08/19/mateus_bandeira__novo__transmitiu_uma_live_pela_internet_para_apresentar_propostas___foto_eduardo_peixoto-8440846.jpg', 'ds_midia': 'Bandeira apresentou propostas por 24 horas ao vivo no Facebook', 'ds_midia_credi': 'EDUARDO PEIXOTO/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Bandeira apresentou propostas por 24 horas ao vivo no Facebook', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Bandeira apresentou propostas por 24 horas ao vivo no Facebook
Quem acessou a rede social entre as 17h30min de sexta-feira e o mesmo horário de sábado pôde interagir com o candidato do Novo. Não só com ele, mas também com o vice, Bruno Miragem (Novo); alguns candidatos a deputado; o vereador de Porto Alegre Felipe Camozatto (Novo); especialistas de diversas áreas e até mesmo com a família de Bandeira. A live teve mais de 375 mil visualizações.

Presidenciável do PPL, João Goulart Filho faz panfletagem em Porto Alegre

Filho de Jango esteve na Redenção

Filho de Jango esteve na Redenção


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
Em meio às bandeiras vermelhas e amarelas do PT e do PSOL - partidos que tinham agendas marcadas para este domingo no Parque da Redenção -, as bandeiras verde-amarelas do PPL chamaram a atenção. Como a sigla não é muito conhecida no Estado, as pessoas que aproveitavam o domingo ensolarado se perguntavam do que se tratava. Era uma caminhada do candidato à presidência da República, João Goulart Filho. Ele - que usa o nome do pai, o ex-presidente João Goulart
(1961-1964) - distribuiu panfletos para os curiosos transeuntes. Vez ou outra, parou para cumprimentar algum conhecido ou conversar com algum admirador do seu pai, deposto da presidência da República pelo golpe militar de 1964.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia