Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 16 de agosto de 2018.
Dia do Filósofo.

Jornal do Comércio

Política

COMENTAR | CORRIGIR

eleições 2018

Edição impressa de 16/08/2018. Alterada em 16/08 às 08h17min

Debates abrem agenda dos candidatos ao governo

Sete candidaturas ao Piratini foram protocoladas na Justiça Eleitoral

Sete candidaturas ao Piratini foram protocoladas na Justiça Eleitoral


LEANDRO OSÓRIO/PALÁCIO PIRATINI/JC
Bruna Suptitz
A campanha eleitoral de 2018 se inicia, oficialmente, hoje, e os concorrentes ao governo do Rio Grande do Sul começam o dia com uma agenda em comum: o primeiro debate entre eles, a partir das 8h10min, transmitido pela Rádio Gaúcha. Até o fechamento desta edição, sete candidaturas estavam protocoladas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Júlio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL).
Ao longo do dia, pelo menos três candidatos realizam atos públicos para marcar o início do pleito, todos em Porto Alegre. Logo cedo, antes mesmo do debate, o PSTU realiza panfletagem em frente ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos, no bairro Santana. Às 10h, PT e PCdoB realizam uma caminhada pelas ruas da Capital, com concentração no largo Glênio Peres. À tarde, a partir das 17h, PSOL e PCB realizam caminhada, que tem como ponto de partida a praça Otávio Rocha, também no Centro Histórico.
Dos candidatos, seis também terão o mesmo compromisso no fim do dia, com debate entre os candidatos na TV Bandeirantes, que se inicia às 22h. O confronto também será transmitido pela Rádio Bandeirantes. Júlio Flores não foi convidado a participar, a critério da empresa. A partir de hoje até o dia da eleição, o Jornal do Comércio publicará, diariamente, a agenda de atividades dos candidatos ao governo do Estado. 
No Rio Grande do Sul, 11 nomes que disputam as duas vagas ao Senado constavam no sistema de divulgação das candidaturas da Justiça Eleitoral até o fechamento desta edição. O número ainda pode ser atualizado durante o dia de hoje, desde que o protocolo com o registro da candidatura tenha sido realizado até as 19h de ontem.
Esta é a primeira eleição geral com o novo calendário, que reduziu o tempo de campanha para 45 dias. Outra mudança para 2018 é a inversão na ordem de votação, iniciando com os cargos em disputa para a Câmara dos Deputados e, depois, com os que disputam a Assembleia Legislativa. Na sequência, deve ser digitado o voto para quem concorre ao Senado, ao governo do Estado e à presidência.
JC
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia