Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 28 de Dezembro de 2021 às 20:32

O Estado e as cooperativas

Vergilio Frederico Perius
Presidente do Sistema Organização Cooperativa (Ocergs) - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS)
Presidente do Sistema Organização Cooperativa (Ocergs) - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS)
 
O Cooperativismo pode unir mais o Estado. Juntos, somos fortes. Representamos 3,1 milhões de gaúchos que cooperaram para vencer e desenvolver nosso Estado. O Papa Francisco, tem sido árduo defensor do Cooperativismo e sabiamente nos convocou a refletir sobre as 7 Diretrizes por ele fixadas para o cooperativismo mundial. Destaco duas: a) Que se proponha soluções para a Gestão Cooperativa; b) E que se participe ativamente no processo de globalização, porque globalização é solidariedade.
As cooperativas, efetivamente, estão globalizadas e apresentam ao mundo um outro modelo de desenvolvimento onde as pessoas - trabalhadores, produtores e consumidores - formam um empreendimento cooperativo. Um modelo onde homens e mulheres, de forma democrática, controlam a empresa.
Como falar em cooperativas é falar em pessoas, as crises afetam menos as cooperativas pois são sociedades de pessoas. Estas se unem mais, dialogam mais, cooperam mais, como o fazemos nas nossas famílias. Assim o cooperativismo não é excludente, mas inclusivo; não é paternalista, mas cooperativista, ou seja, seus agentes são parceiros.
Podemos afirmar que nossas cooperativas propiciam o desenvolvimento econômico e social de nossas comunidades. As cooperativas atendem as comunidades, onde se enraízam. De lá não se afastam. Não excluem pessoas, e onde está ao menos uma cooperativa, o município apresenta um IDH bem superior. Nosso Sistema realiza atividades finalísticas que correspondem a serviços de natureza pública. Logo o Sistema Organização Cooperativa (Ocergs)-Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS) os realiza em lugar do Estado.
Manifestamos o permanente e continuado pensamento, de que juntos somos fortes e o cooperativismo é a grande força do Rio Grande. O Estado, temos convicção, superará mais rapidamente dificuldades de ordem financeiro-orçamentária, energética, de saúde, de produção de alimentos, quanto mais apoiar as cooperativas.
Juntos, vamos de novo proclamar: O Cooperativismo é a grande força do Rio Grande. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO