Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 09 de Agosto de 2021 às 15:42

Sistema viário

Paulo Franquilin
As cidades, na sua maioria, apresentam uma estrutura viária defasada em relação ao número de veículos dos moradores, os quais circulam para as suas atividades diárias, que nunca param, pois a vida urbana necessita de deslocamentos.
As cidades, na sua maioria, apresentam uma estrutura viária defasada em relação ao número de veículos dos moradores, os quais circulam para as suas atividades diárias, que nunca param, pois a vida urbana necessita de deslocamentos.
Cada município adota um modelo de circulação, determinando onde são colocadas as sinalizações, visando organizar o tráfego e fazer com que as pessoas consigam deslocar para seus destinos, dentro de uma ordem.
Ao observarmos as ruas podemos constatar que faltam muitas obras para facilitar o trânsito, viadutos, passarelas e sinaleiras inteligentes, além das mudanças constantes a cada governo nas vias urbanas.
São comuns as alterações de sentido das vias, ampliação de avenidas e criação de corredores de ônibus e áreas de estacionamento pagas, com as verbas direcionadas para os governos municipais, mas sem, obrigatoriamente, uso nas melhorias do sistema de trânsito.
Um aspecto importante é a manutenção dos calçamentos das vias, sejam eles de terra, pedra ou asfalto, sendo comum a abertura de ruas sem a devida organização fundiária, o que aumenta o fluxo desordenado de veículos nas periferias das cidades.
As obras viárias arrastam-se por anos, sejam os novos projetos ou as manutenções das vias, porque não há um cuidado, em geral, de materiais que tenham maior duração, sendo comum as ruas, mesmo as mais novas, apresentarem buracos sem seus leitos.
Manutenção viária não é uma prioridade nos planos dos governos, pois infraestrutura antiga não atrai os eleitores, os quais são mais propensos a valorizarem as grandes obras, que são mostradas como a solução dos problemas da cidade.
Basta rodar pelas ruas para que possamos notar a impossibilidade de trafegar, devido às imperfeições do calçamento, são buracos, remendos, pisos diferentes, o que prejudica as suspensões dos veículos.
Caso os governantes entendam que a circulação dos veículos é um fator importante para o desenvolvimento das cidades, talvez invistam em modificações e obras que favoreçam o trânsito, o que refletirá na melhoria da vida dos moradores.
Jornalista e escritor
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO