Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 15 de Janeiro de 2021 às 09:57

Fundo de Investimentos privados: passo importante para a oferta pública de ações

As empresas precisam de capital para expandir os seus negócios, isso é incontroverso. Para levantar fundos, captar recursos através do mercado de capitais é uma excelente maneira.
As empresas precisam de capital para expandir os seus negócios, isso é incontroverso. Para levantar fundos, captar recursos através do mercado de capitais é uma excelente maneira.
Contudo, para ingressar nesse mercado, as empresas precisam se organizar e as maiores mudanças são direcionadas a melhorias na: i) administração; ii) estruturação de normas contábeis; iii) estruturação societária; iv) governança; e v) relações com os acionistas, pois o existem inúmeras regras no mercado de capitais.
Dessa forma, uma interessante maneira de preparar a sua empresa para um IPO é com a venda de participação societária para um fundo de investimento privado (private equity ou venture capital). Isso porque, muitas das regras de transparência, governança corporativa, governança societária e contábeis serão exigidas por esses investidores privados, fato que ajudará a empresa a iniciar uma adaptação às exigências e regras do mercado de capitais.
Isto é, os fundos de investimentos, além de injetarem dinheiro na empresa através da compra de participação societária, auxiliarão e prepararão a empresa para as mudanças de cultura da empresa, visto que será necessário pensar que administração do negócio passa a ser voltada aos investidores públicos e não mais apenas aos privados, o que é visto com severas dificuldades, principalmente nas companhias familiares.
Assim, ter um fundo de investimento como acionista é um excelente passo para iniciar a caminhada para o processo de abertura de capital.
Advogado
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO