Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 15 de Dezembro de 2020 às 03:00

Protagonismo da Arquitetura e Urbanismo

O Dia do Arquiteto e Urbanista é celebrado em 15 de dezembro. Mais do que nunca, a sociedade passa a reconhecer este profissional como agente fundamental na construção de casas saudáveis e seguras, bem como cidades mais inclusivas e sustentáveis.
O Dia do Arquiteto e Urbanista é celebrado em 15 de dezembro. Mais do que nunca, a sociedade passa a reconhecer este profissional como agente fundamental na construção de casas saudáveis e seguras, bem como cidades mais inclusivas e sustentáveis.
Em um ano tragicamente marcado pela pandemia do novo coronavírus, passamos a exigir de nossas casas novas características, como um local de trabalho, melhores condições de ventilação e higiene, espaços de convivência e lazer.
Por outro lado, milhares de famílias enfrentam uma realidade que não permite seguir a orientação "fique em casa, lave as mãos", pois habitam em residências insalubres e inseguras, muitas sem acesso à água potável e destino adequado do esgoto.
Para enfrentar a pandemia, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) aprovou um pacote de medidas emergenciais. O foco foi intensificar a promoção do direito à moradia por meio da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis - Lei Federal nº 11.888/2008), que garante a famílias de baixa renda o acesso gratuito a profissionais para a elaboração de projetos, execução de obras de reforma, ampliação ou regularização de suas moradias.
A Athis foi tema de dois concursos realizados pelo CAU/RS. O concurso de ideias "Casa Saudável, Cidade Saudável" premiou equipes de profissionais e estudantes que apresentaram soluções para os desafios durante e pós-quarentena. Já o concurso "Athis Unidade Sanitária" teve o objetivo de desenvolver o anteprojeto de unidade sanitária para enfrentar a falta de banheiros nas casas de mais de 11 mil famílias do Rio Grande do Sul. Os resultados desses dois concursos e outras iniciativas estão disponíveis no site www.caurs.gov.br.
O "pós-pandemia" ainda é uma realidade a ser construída, mas nós temos uma certeza: a sociedade pode contar com o arquiteto e urbanista, profissional com formação e competência para transformar os espaços públicos e privados e melhorar a qualidade de vida das pessoas em suas casas e em sua cidade.
Arquiteto e urbanista, presidente do CAU/RS
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO