Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 14 de Julho de 2020 às 03:00

A questão ambiental no Brasil e os efeitos no comércio exterior

Houve incremento dos desmatamentos e queimadas na Amazônia, que bateram recorde em junho, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e de órgãos ligados à Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa).
Houve incremento dos desmatamentos e queimadas na Amazônia, que bateram recorde em junho, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e de órgãos ligados à Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa).
Mesmo que o Brasil tenha intensificado o combate aos delitos ambientais na maior floresta tropical do mundo, com seus 5,2 milhões de quilômetros quadrados, foi o suficiente para que ativistas ambientais da Europa aproveitassem para liderar uma nova rodada contra o acordo Mercosul/União Europeia, com ataques às compras de produtos brasileiros.
No rastro, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que apoia a tipificação do crime de ecocídio no Direito Internacional, aplicável aos líderes de países que destroem ecossistemas, em alusão ao Brasil.
A diplomacia brasileira precisa entrar em alerta diante de tais manobras, em prol de interesses políticos, econômicos e financeiros. A situação exige uma harmonização de metas e agendas entre o governo, diplomacia e os setores produtivos e acadêmicos nacionais.
Cerca de 40 empresários brasileiros enviaram carta ao vice-presidente Hamilton Mourão, que comanda o Conselho Nacional da Amazônia Legal, dizendo estar preocupados com a repercussão da imagem negativa do País no exterior. Mourão afirmou que a floresta não está pegando fogo e que os pontos que existem são de desmatamentos antigos, principalmente nas áreas do Cerrado.
Lembrou também o decreto que proibiu queimadas na Amazônia por 120 dias. O vice-presidente explicará ao Congresso Nacional o que o governo está fazendo no combate às queimadas. Também foi prorrogada a atuação da Força Nacional, no apoio às Forças Armadas, para combater o desmatamento e crimes ambientais.
O projeto Adote Um Parque está sendo elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente, propondo que empresas possam ajudar a manter cada uma das 132 unidades de conservação federais na Amazônia. O valor de uma adoção foi fixado em € 10 por hectare.
Em troca, o patrocinador usa a iniciativa como marketing, mas não pode explorar a área. Pelo projeto, o recurso seria aplicado em ações de fiscalização, brigada de incêndio, entre outros.
Enquanto a Amazônia está na pauta, o número e a intensidade dos incêndios aumentaram na Sibéria e no Alasca. Mas é preciso estar atento por aqui, para cuidar do meio ambiente e não descuidar dos negócios com o exterior.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO