Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 23 de Março de 2020 às 03:00

A necessária quarentena e o coronavírus

Depois das duras medidas tomadas pelo governo do Estado em consonância com outras, tão ou mais fortes do governo federal, Porto Alegre e diversos outros municípios estão de quarentena.
Depois das duras medidas tomadas pelo governo do Estado em consonância com outras, tão ou mais fortes do governo federal, Porto Alegre e diversos outros municípios estão de quarentena.
Ruas vazias, milhares no chamado home office, comunicando-se com seu trabalho pela internet, esse é o aspecto que se tem. Calcula-se que o movimento, em Porto Alegre, esteja cerca de 50% menor do que em dias sem a ameaça do coronavírus.
Autoridades da saúde estipulam que ainda temos que atingir um pico da pandemia, no mínimo em 60 dias, a qual, só após isso, começará a declinar.
Até lá, não saberemos o resultado de tanta quarentena, comércio varejista sufocado em muitos ramos, exceção daqueles ligados à alimentação.
Não se viu nada igual, pois é o mundo que está atônito diante de tudo o que se está passando, pois as gerações atuais só leram ou ouviram falar de pandemias semelhantes há muitos anos.
Uma réstia de esperança veio justamente de onde o coronavírus iniciou-se, na China, pois lá não há mais registros de novos casos da moléstia. Agora é a Itália que assumiu o posto de número um da tragédia, pois ostenta o triste recorde de mortes em um único dia, além dos números que, durante semanas, nos acostumamos saber que vinham de Wuhan, na China.
Se o noticiário esparso indicar a descoberta de algo que proteja os humanos, como medicamentos existentes para outras doenças que têm dado bons resultados, ou, o melhor de tudo, uma vacina para neutralizar o coronavírus, será o máximo que todos esperam.
Enquanto essa e outras boas notícias não chegam, devemos aceitar as mudanças de hábitos tanto em nível domiciliar como, muito mais, no convívio social e em nossas atividades profissionais.
É um baque social que está repercutindo na área econômico-financeira e cujos números serão divulgados em dois, três ou mais meses. O que se sabe é que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no País, que estava projetado para algo como 2,5% neste ano, não é mais esperado. Se não for negativo, já estará no que o Ministério da Economia prevê, consideradas as circunstâncias atuais. Mas a situação pode se agravar.
Menos mal que, para amenizar a solidão de muitos, temos a tecnologia. Também surgiu a solidariedade, com jovens se dispondo a ajudar quem está no grupo de risco. É uma luta de todo o planeta contra um inimigo comum.
Gostando ou não, temos que nos acomodar, por mais algumas semanas, com essa abrupta mudança de hábitos, no aguardo de dias melhores.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO