Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 09 de Março de 2020 às 16:42

Surfar a onda e não parar no tempo

Mônica Riffel
Mônica Riffel
Olhar em volta e parar de mirar somente no que está na nossa frente. Essa é a receita para explorar os novos mercados que surgem em uma velocidade frenética. Criar produtos segmentados e voltados para nichos é importante, mas entender como o serviço ou objeto afeta a sociedade como um todo é fundamental. Hoje, é preciso criar um smartphone que seja de fácil adaptação para uma criança de cinco anos e ao mesmo tempo também seja acessível para alguém de 75 anos.
Ouvimos muito falar sobre a Economia Prateada e sobre os produtos e serviços voltados especificamente para os maduros, porém não nos atentamos que quase todos os produtos também precisam ter opções para eles. Afinal, estima-se que até 2021 a Economia Prateada irá movimentar mais de 20 trilhões de dólares no mundo e todas as áreas do mercado precisam estar atentas aos “novos” consumidores.
Algo para observarmos é o uso da tecnologia.
A internet e as redes sociais parecem banais e cotidianas para as novas gerações, mas para alguns maduros é mágico pensar que se pode conversar e enviar imagens a qualquer momento para quem quiser. Estar conectado e interagir diariamente é uma revolução. Porém esse não é o mercado mais aberto em pensar nos maduros, um exemplo é o uso do leitor biométrico nos celulares. Com o passar do tempo as digitais ficam menos nítidas e o leitor não consegue identificar, imagine se tal método tornar-se a única alternativa para sacar dinheiro no caixa eletrônico, por exemplo.
Não é necessário que sejam feitos celulares exclusivos para idosos, por exemplo, mas sim tirar as viseiras que tapam nossa visão e que fazem acreditar que os produtos precisam ser só para certos nichos e olhar em volta. Conviver com diferentes públicos e entender suas necessidades é vital para a sobrevivência de empresas e serviços, e entender como a longevidade da vida pode ser útil para a longevidade das marcas. A onda prateada chegou faz tempo e está tomando seu espaço, agora o que resta é aprender como surfar.
Consultora em maturidade
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO