Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 23 de Julho de 2019 às 17:05

Os desafios do professor atual

O perfil dos alunos que ingressam no Ensino Superior tem desafiado os professores. Como consequência de uma sociedade que, já há algum tempo, vem transformando a forma de se comunicar, novos modelos mostram-se mais interessantes a estudantes acostumados a acessarem informações por muitos meios.
O perfil dos alunos que ingressam no Ensino Superior tem desafiado os professores. Como consequência de uma sociedade que, já há algum tempo, vem transformando a forma de se comunicar, novos modelos mostram-se mais interessantes a estudantes acostumados a acessarem informações por muitos meios.
Em função disso, os alunos esperam encontrar professores que saibam dialogar com o mundo para além dos muros da universidade. Porém, isso não significa que esses estudantes não estejam buscando conhecimentos tradicionais das comunidades acadêmicas. O que os difere é a necessidade da construção de uma ponte que interligue saberes costumeiros da academia aos conhecimentos do cotidiano. É dessa maneira que enxergam significado na aprendizagem da sala de aula.
Este complexo cenário impõe novas competências aos educadores, que são provocados a inovarem em seus modelos. Metodologias ativas, que colocam o aluno no centro do processo, contribuem cada vez mais na aprendizagem. O professor atual precisa de métodos que conectem os alunos ao mercado de trabalho, como as resoluções de problemas complexos inspirados em situações que serão, necessariamente, vividas quando estiverem empregados.
Educar exige coragem para as mudanças necessárias. Assim como os alunos, professores precisam aprender a aprender. Para ensinar, é preciso criatividade. As novas gerações querem vivenciar processos de ensino e aprendizagem que as levem a relacionar o conteúdo da sala ao dia a dia. Alguns exemplos bem-sucedidos disso ocorrem nas aulas da UniRitter, em que, no primeiro semestre deste ano, personagens do filme Aladim e da série Game of Thrones foram utilizados para trabalhar aspectos de liderança na disciplina de Gestão em Enfermagem. No mesmo período, o viral de “juntos e shallow now”, que tomou conta das redes sociais, foi utilizado para a abordagem de trabalho em equipe. Também no curso de Enfermagem, em 2018, na aula de Saúde Mental, uma troca de figurinhas de seleções da Copa do Mundo transformou-se na ideia de criar o Mental Health Sticker Book (Álbum de figurinhas da Saúde Mental), com o objetivo de estimular o aprendizado sobre psicopatologias.
Tais atividades engajam as turmas, incentivam a interação e o conhecimento e motivam os estudantes. A sociedade espera que as instituições de Ensino Superior formem profissionais capazes de contribuir com a melhora da vida das pessoas. Por isso, educadores têm de se reinventar e buscar práticas inovadoras, capazes de atender essa demanda. Ficar para trás não está entre as alternativas.
Professor do curso de Enfermagem da UniRitter
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO