Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 24 de Julho de 2019 às 03:00

Trânsito é uma das principais causas de mortes no Brasil

O sonho de muitos brasileiros é comprar um veículo próprio. Ter um automóvel para se locomover ao trabalho diariamente e, muito mais, utilizá-lo no lazer pessoal e familiar.
O sonho de muitos brasileiros é comprar um veículo próprio. Ter um automóvel para se locomover ao trabalho diariamente e, muito mais, utilizá-lo no lazer pessoal e familiar.
No entanto, o Brasil tem se descuidado da fiscalização. Por isso mesmo, o trânsito é a segunda maior causa de mortes externas no País.
Foram, em 2017, 35,3 mil pessoas que morreram e outras 166.277 internadas com ferimentos causados nos acidentes em vias citadinas e rodovias no Brasil, com um custo calculado de R$ 229,2 milhões.
Não bastasse a imprudência de milhares de motoristas, da velocidade fora dos limites permitidos, das ultrapassagens proibidas, agora ainda temos o uso dos aparelhos celulares quando estão dirigindo, uma das maiores causas atuais para acidentes.
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, 19,3% dos brasileiros residentes em capitais admitiram que usam o celular enquanto estão dirigindo.
Para a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso dos pequenos e notáveis aparelhos tem sido a terceira grande causa de morte no trânsito nacional, ficando atrás tão somente da velocidade excessiva e da embriaguez ao dirigir.
Como os jovens são mais afoitos pela própria natureza, são eles, entre os 25 e 34 anos, com 25%, do total mesmo com boa escolaridade, os que infringem a legislação, falando nos celulares e no volante de um automóvel ao mesmo tempo.
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), informa que ocorreram 54.563 infrações em 2018 com o uso de celulares por motoristas que dirigiam.
Não que não se saiba, ao ver tantas pessoas falando nos aparelhos enquanto circulam para vias de Porto Alegre, por exemplo. Mas, cabe a nós mesmos, em primeiro lugar, evitar este hábito, hoje uma autêntica neurose coletiva, eis que parece que ninguém pode ficar algum tempo sem vasculhar os telefones em busca de mensagens troca de ideias, telefonemas e por aí adiante, eis que eles oferecem, realmente, uma gama de serviços.
Alguns importantes, outros tão somente como diversão, jogos, piadas, críticas e notícias, muitas delas falsas, mas que enganam a tantos brasileiros dia e noite.
Portanto, que venham campanhas na mídia e o aconselhamento familiar, escolar e entre familiares para que não seja usado o celular quando se está dirigindo.
Os números provam que isso é um perigo que pode levar à morte, como tem acontecido.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO