Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 17 de Julho de 2019 às 03:00

Sistema B: negócios com propósito

Você já se imaginou trabalhando em uma organização que tenha o conceito de sucesso não somente pautado no lucro como preceito fundamental, mas o "lucro com propósito"?
Você já se imaginou trabalhando em uma organização que tenha o conceito de sucesso não somente pautado no lucro como preceito fundamental, mas o "lucro com propósito"?
Sabe-se que grande parte dos problemas mais desafiadores da sociedade não poderão ser resolvidos apenas pelo poder público e pelas organizações sem fins lucrativos. Que tal se fosse usado o poder de mercado das empresas para encontrar soluções para questões sociais e ambientais brasileiras? Imaginou o quanto bem poderia ser feito?
Isto é o que impulsiona o Movimento B no mundo. O Sistema B é uma organização sem fins lucrativos, que lidera um movimento global focado em construir um ecossistema de organizações que acreditam na ressignificação dos negócios para a construção de uma economia mais inclusiva e sustentável: as Empresas B.
Com origem nos EUA, em 2006, o Movimento B nasceu com o objetivo de redefinir o papel dos negócios e propor uma nova "genética" econômica, engajando empresas que buscam soluções coletivas sem esquecer de suas necessidades de desenvolvimento. O Chile foi o primeiro país na América do Sul a aderir ao movimento em 2012, seguido por Argentina e Colômbia, e o Brasil em 2013. O Sistema B já conta com 150 empresas brasileiras que aliam lucro com a preocupação de gerar impactos socioambientais positivos, como é o caso da Insecta Shoes, primeira empresa B gaúcha certificada, que, nos últimos cinco anos, produziu 28 mil pares de sapatos veganos baseados no reaproveitamento de materiais, destinando adequadamente mais de 21 mil garrafas PET e 2 mil metros de tecidos.
O sistema B pode tornar-se uma poderosa ferramenta de gestão fazendo uso da inovação na geração de negócios com propósito, capazes de gerar valor social para todas as partes interessadas, delineando uma releitura do atual modelo corporativo. Para Marcel Fukayama, diretor executivo do Sistema B no Brasil, significa repensar o papel das empresas e identificar líderes mais conscientes e socialmente comprometidos, engajados em criar soluções colaborativas para resolver problemas complexos, alinhando com isso, interesses das empresas com os da sociedade.
Se você ficou interessado em conhecer o Sistema B, acesse o site https://sistemab.org/br/brasil/ - ou entre em contato com a Comunidade B do RS pelo e-mail: [email protected].
Professora, consultora de empresas e voluntária Multiplicadora do Sistema B no Rio Grande do Sul
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO