Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 25 de Junho de 2019 às 17:57

Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular em 2020

Renato Kalil
Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular em 2020
Divulgar as descobertas que tornam mais eficientes as cirurgias no coração e trocar experiências com especialistas de todo o mundo. Esse é o objetivo do Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), que ocorre todos os anos em alguma das capitais brasileiras. Durante o evento deste ano, realizado em abril em Belo Horizonte, Porto Alegre foi escolhida para ser a próxima sede, em 2020. O evento deve ocorrer na PUC-RS, reunindo especialistas de todo o mundo para o debate sobre novos métodos e avanços.
Alvo de estudos desde 1992 por um grupo de pesquisadores de Porto Alegre, uma técnica de ablação cirúrgica para resolver arritmias cardíacas com um método simples e eficaz, embora invasivo, foi debatida na última edição do Congresso – e deve seguir na pauta no ano que vem. A técnica desenvolvida no Rio Grande do Sul é viável e aplicada em diversos países, com ganhos reais na recuperação e qualidade de vida dos pacientes. Vale ressaltar que é um estudo longo, publicamos o primeiro artigo em 1998. A técnica já se provou eficiente e tem custo reduzido, pois não depende de equipamentos especiais.
Estima-se que 10% da população mundial acima dos 60 anos de idade sofre de fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca. Se não for corretamente tratada, a doença pode causar males como embolia cerebral, com sequelas graves ou mesmo levar à morte. Além do tratamento medicamentoso, para resultados mais definitivos, existem as intervenções cirúrgicas abertas ou por cateter, nas quais se faz o isolamento da parte do músculo que está funcionando desordenadamente, causando a arritmia. A recuperação é rápida e o procedimento tem alto índice de eficiência. Quando os tratamentos por medicação ou por cateterismo não funcionam, existe essa opção da cirurgia aberta ou minimamente invasiva, que obtém resultados duradouros de retorno ao ritmo normal.
Cirurgião cardíaco
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO