Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 24 de maio de 2019.
Dia Nacional do Café.

Jornal do Comércio

Opinião

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

24/05/2019 - 03h00min. Alterada em 24/05 às 03h00min

JucisRS, 142 anos de história

Flávio Koch
A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS - completa neste 24 de maio 142 anos de fundação. Hoje, são 25 mil documentos mensais, 700/dia, além de 55 unidades Desconcentradas da autarquia no Estado. Contamos com 161 municípios gaúchos integrados à Redesimples, beneficiando 83% das empresas do RS. Constituída em 24 de maio de 1877, passou por muitas transformações: mudanças de endereços e administradores.
Em meio a alguns fatos marcantes como a Revolução de 30 e criação do Estado Novo, as Juntas tiveram que ir se reinventando frente às adversidades. No final dos anos 80, criamos o Sistema Integrado de Automação de Registro Mercantil (Siarco), modelo para órgãos de registro em todo o Brasil. Em 2002 é lançada a Lei que instituiu o Simples Nacional. Em 2009, é a vez do Micro Empresário Individual - MEI - e após três anos, da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - Eireli - ato jurídico considerado por muitos como o início da Revolução Empresarial Brasileira. Em 2014, mesmo sem obrigatoriedade legal, a Junta gaúcha desponta frente aos demais órgãos de registro com a Via Única. Já em 2015, deram entrada 16 mil processos, destes, 8.107 pela Via Única. Com o advento da Junta Digital em 2018, do acervo de 24 milhões de documentos, 18 milhões já estão em ambiente digital. Faltam digitalizar dois milhões (Emp.Individual e Doc. com sede em outros estados, mas com filiais no RS) e mais quatro milhões de caráter histórico. Hoje, temos certeza de que toda mudança causa impacto aos usuários, mas não poderíamos privá-los do acesso a novas ferramentas como a Redesimples e o Registro Automático, sistema em que é possível aprovar em até 5 minutos, se os dados estiverem corretos, o registro da maioria das empresas. Contabilizamos 2.549.165,00 empresas registradas, destas, 1.452.120,00 estão ativas. Sabemos que temos muitos desafios, mas vamos seguir com o olhar voltado aos empreendedores que à frente de pequenas, médias ou grandes empresas contribuem diretamente para o fomento da economia não só do nosso Estado, mas sim deste País.
Presidente da JucisRS
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia