Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 14 de maio de 2019.

Jornal do Comércio

Opinião

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Alterada em 14/05 às 03h00min

Mudança de nome de partidos

Sergio Oliveira
Muitos partidos mudando de nome, onde é excluída a palavra partido; o primeiro foi o PFL, que virou DEM; Avante, Podemos, Patriota, Cidadania; um grupo do PSL, antes do Bolsonaro entrar, queria mudar o nome do partido para Livres; PSDB pensando em mudar de nome, assim como o PRB, que passaria a ser Republicanos, bem como o MDB, que passaria a se denominar Movimento; significado de: Podemos (Ato de poder fazer algo), Avante (Adiante, para a frente), Patriota (Amor e dedicação à pátria), Cidadania (A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração), seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto); Livres (Livre é a pessoa que tem liberdade, que está liberta. Aquele que tem o direito de decidir por si próprio, que não é monopolizado. Indivíduo que não está ocupado, descomprometido, isento, dispensado), Republicano (O termo republicano é utilizado de maneira exclusiva na área política para designar tudo que é próprio ou está relacionado com a república e o sistema de governo republicano. No sistema republicano a constituição é considerada a responsável por regular todas as ações produzidas, conforme as leis estabelecidas e respeitando as condições de igualdade), Movimento (conjunto de ações de um grupo de pessoas mobilizadas por um mesmo fim). As pessoas que militam nos demais partidos, que não mudaram, ou mudarão o nome, não atuam no sentido de "poder fazer algo"? Não praticam ações que lhes permitam ir "adiante, para a frente"? Não têm "amor e dedicação à Pátria"? Não agem em função da cidadania? Não são "livres"? Não atuam de forma republicana? Não agem mediante um conjunto ações que as mobilizam por um mesmo fim? Atuando num País democrático, todos não são democratas?
A partir da mudança do nome do partido, as pessoas militantes dos mesmos serão pessoas totalmente diferentes de antes?
Aposentado, Charqueadas/RS
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia