Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 10 de maio de 2019.

Jornal do Comércio

Opinião

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Edição impressa de 10/05/2019. Alterada em 10/05 às 03h00min

O turismo precisa ser incentivado

Carlos Henrique Schmidt
O turismo é uma das atividades que mais movimenta a economia de um país. De acordo com dados divulgados pelo governo federal, em 2017, a área foi responsável pela injeção de US$ 163 bilhões no Brasil. Em 8 de maio foi nacionalmente comemorado o Dia do Turismo, contudo, apesar de ser uma atividade tão importante para economia, o segmento não é valorizado à altura quando analisamos o Rio Grande do Sul e, especialmente, a Capital gaúcha.
Porto Alegre é uma cidade totalmente capaz de oferecer aos turistas inúmeras atividades, porém ainda é pouco explorada pelos viajantes - não por culpa deles, diga-se de passagem.
Faltam investimentos em questões simples, como a sinalização ampla de pontos turísticos e monumentos, baixo incentivo a ações que atraiam os visitantes à cidade.
Às vésperas de eventos de grande porte, como a Copa América de 2019, este sentimento é ainda mais latente: o que está sendo feito pelo nosso turismo? Estamos falando de um setor que depende inteiramente do crescimento da cidade, principalmente em infraestrutura e serviços. Para obter resultados positivos, devemos manter a cabeça erguida e continuar lutando pelo incentivo nesta área: propor, cobrar, fiscalizar e aguçar ações diretas.
Nossa Capital precisa de um novo desfecho para o turismo. Fomentar projetos que alavanquem a área, principalmente no setor hoteleiro e gastronômico da cidade.
Não há dúvidas de que Porto Alegre ainda tem muito a oferecer. Precisamos apenas enfrentar as adversidades econômicas, compreender o desafio que é empreender no Brasil e valorizar o turismo em nossas terras. É preciso entender que nossos esforços podem gerar um futuro melhor e mais positivo para a nossa cidade.
Presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia