Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 04 de Abril de 2019 às 03:00

Um novo olhar

Primeiro Porto dos Casais, depois Porto Alegre. Nascida às margens do Guaíba, nossa cidade vive em constante transformação há exatos 247 anos.
Primeiro Porto dos Casais, depois Porto Alegre. Nascida às margens do Guaíba, nossa cidade vive em constante transformação há exatos 247 anos.
O aniversário nos lembra do tempo em movimento, das mudanças que acontecem na nossa cidade. Entre as recentes, a inauguração do trecho 1 do parque urbano da nova orla redefiniu a relação que os porto-alegrenses e turistas têm com o Guaíba, um dos mais importantes cartões postais da nossa cidade. O Guaíba sempre esteve lá, com o tempo mudaram suas águas e mudou o nosso olhar.
A Usina do Gasômetro, fechada para reformas, e a Fundação Iberê funcionando atualmente em horário reduzido de acordo com seus limites, nos lembram com saudade da importância destes equipamentos tão relevantes na nossa urbanidade. Felizmente, aos poucos, novas iniciativas também se apropriam da orla. O catamarã demonstrou que as águas do Guaíba também são "ruas" em linhas intermunicipais tão funcionais quanto charmosas. O trecho inaugural do Parque do Pontal, iniciativa privada de uso público, se consolida como um novo destino. Lago, laguna, rio ou estuário, o fato é que o Guaíba sempre foi um dos mais importantes cartões postais deste porto que somos. Um porto que é sim alegre, mas cercado por polêmicas e disputas de poder. Mas minha intenção é sim registrar o amor deste santa-mariense pela cidade que o acolheu e também a esperança bairrista deste pai, a de que nossos filhos e netos possam perceber um dia que, ao longo das margens do Guaíba, cada ponto é um porto para atracarmos conversas, brincadeiras, rodas de chimarrão, exercícios ou simplesmente contemplarmos encantados o último raio de sol.
Neste dia perceberemos que Porto Alegre não é apenas uma cidade de frente para o rio e sim uma cidade feita de rio. Este rio que é a nossa gênese, o nosso território e a nossa utopia.
Arquiteto
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO