Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 17 de Outubro de 2018 às 01:00

Descongestionar para o País andar

O empreendedor é a pedra angular para o desenvolvimento de uma nação, quando constitui negócios com ética, liderando pelo exemplo e multiplicando o seu potencial. São eles que geram renda e emprego, criam riqueza e resolvem problemas.
O empreendedor é a pedra angular para o desenvolvimento de uma nação, quando constitui negócios com ética, liderando pelo exemplo e multiplicando o seu potencial. São eles que geram renda e emprego, criam riqueza e resolvem problemas.
Infelizmente, vivemos em um país que privilegia a burocracia enquanto dificulta o surgimento e a condução dos negócios. Nesse contexto, apenas heróis - vacinados pelo antídoto da resiliência - empreendem, crescem e fazem perdurar suas empresas. São vítimas solitárias de um ambiente pouco amigável, em que as distorções burocráticas fazem do empreendedorismo uma missão hercúlea em solo árido.
Na pesquisa Burocracia no Ciclo de Vida das Empresas, 86,2% das empresas brasileiras possuíam irregularidades com algum órgão fiscal federal. Já no Índice das Cidades Empreendedoras 2017, Porto Alegre aparece em 31º lugar no Indicador de Ambiente Regulatório, dentre 32 cidades.
É nesse contexto turbulento, e frente a uma janela de oportunidade que se abre com as eleições, que a Endeavor criou a Agenda para o Alto Crescimento. Um material construído a partir da consulta a empreendedores e que apontou os desafios prioritários frente à burocracia: (I) trazer transparência e eficiência para os processos de abertura, regularização e fechamento de empresas; (II) simplificar a estrutura tributária; (III) facilitar a concessão de empréstimos nos bancos públicos e agências de fomento; e (IV) facilitar a concessão de propriedade intelectual.
Trata-se de desafios complexos e que exigem do engajamento e do apoio geral - empreendedores, organizações do terceiro setor e do setor privado, políticos, cidadãos. Independentemente da esfera, desde que alinhados com a real motivação. Somente assim, através de boas propostas e das pessoas corretas, conseguiremos descongestionar para o país andar.
Associado do IEE
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO